Esqueça os clássicos do Louvre ou as obras caríssimas expostas em galerias renomadas. No Populardelujo, a arte é cotidiana
O letreiro do restaurante, a plaquinha da feira ou o banner de uma oficina mecânica – para o projeto Populardelujo, dedicado a pesquisar e divulgar o design popular da Colômbia, isso tudo é arte do mais alto nível.
A iniciativa independente começou em 2001, quando os amigos Esteban Ucros, Juan Esteban Duque e Roxana Martínez saíram pelas ruas de Bogotá em busca de aproximação com um tipo de arte de que nem sequer tinham ouvido falar nos tempos de faculdade, e hoje reúne um grande acervo, que levam para exposições ao redor do mundo, e que passou pelo Brasil em dezembro durante o evento What Design Can Do.
O Populardelujo também oferece suporte para os “recém-descobertos” artistas locais. Nesses casos, eles ajudam ao custear despesas básicas com materiais e promover oficinas e workshops. “Dizem que a arte popular é anônima, mas preferimos acreditar que este é um sintoma do descuido e do desinteresse em reconhecer o trabalho dos outros”, afirma Roxana.
Vai lá: populardelujo.com