NOVO E ÚTIL
Por Redação
em 21 de setembro de 2005
Inovar é palavra de ordem. Na era do conhecimento, a informação navegando em milésimos de segundos, inovar, descobrir ou redescobrir o novo tornou uma busca incessante.
Saudável enquanto não se torna obsessiva, essa procura pelo inédito tem promovido a evolução dos esportes e dos atletas, mas também muita mediocridade marketeira.
Desde que o neozelandês Edmund Hillary e seu parceiro Tenzing Norgay atingiram pela primeira vez o cume do Monte Everest, muitos outros ‘primeiros’ chegaram por lá. Alguns, como o pioneiro na escalada sem uso de oxigênio, têm seus méritos. Ninguém poderia saber como seus corpos funcionariam a 8850 metros de altitude.
Eles realizaram a verdadeira exploração, trazendo um novo conhecimento. Que diferença fizeram o primeiro francês, o primeiro com mais de 40 anos, o primeiro sem o dedo mínimo da mão esquerda a concluir a escalada? Pouca ou nenhuma, a não ser para os próprios e do ponto de vista promocional, comercial.
Sob esse aspecto, também é possível dividir as inovações entre as úteis e duradouras e as passageiras. Estive recentemente em Vail, Colorado, EUA, que hoje inaugura mais uma enorme face de montanha para os amantes da neve.
Entre as grandes sacadas desta temporada está o ‘Map Trek Sports Tracker’, um mapa que exibe a rotina do esquiador / snowboarder nas pistas. A partir de um sistema de localização via satélite (GPS), o praticante terá ao final do exercício um resumo indicando por onde ele esteve na montanha, o total de metros verticais, de quilômetros deslizados, a velocidade máxima e o tempo percorrido.
Todos temos curiosidade sobre nosso desempenho. Essa inovação vem ao encontro desse anseio. Melhor, só se o registro incluísse um vídeo. Coisa para esse milênio.
NOTAS
WQS
Mais uma vez a América do Sul vai sediar as três primeiras provas do mundial de surfe 2000. A abertura será na próxima semana em Mar del Plata, Argentina, com o seis estrelas Reef Brazil Classic. Em seguida, o Tour vai à Joaquina, Florianópolis, SC e, no começo de fevereiro, a estréia da ilha de Fernando de Noronha no Mundial com o Hang Loose Pro Contest – que será móvel entre a Cacimba do Padre, Boldró ou Abras.
Masters
Habituais campeões desde as categorias de base, Picuruta e Almir Salazar de um lado, Paulo e Neno Mattos de outro fazem o confronto entre famílias no Goofy Surf Millennium, que será disputado entre os dias 15 e 16 em Itamambuca, Ubatuba, SP. A prova é para profissionais acima de 35 anos e também de longboard.
LEIA TAMBÉM
MAIS LIDAS
-
Trip
Bruce Springsteen “mata o pai” e vai ao cinema
-
Trip
O que a cannabis pode fazer pelo Alzheimer?
-
Trip
Entrevista com Rodrigo Pimentel nas Páginas Negras
-
Trip
5 artistas que o brasileiro ama odiar
-
Trip
Um dedo de discórdia
-
Trip
A ressurreição de Grilo
-
Trip
A primeira entrevista do traficante Marcinho VP em Bangu