METADE MELHOR
O Circuito Mundial de Surfe chega a sua metade na prova que está sendo disputada esta semana na França
Por Redação
em 21 de setembro de 2005
O Circuito Mundial de Surfe chega a sua metade na prova que está sendo disputada esta semana na Grand Plage, Lacanau, França. É a primeira de quatro provas da perna européia e a sétima do WCT 2000. Hossegor, na França, Mundaka na Espanha e Figueira da Foz em Portugal completam o calendário do velho continente.
Até aqui o desempenho dos nove brasileiros que disputam o tour é positivo. São três atletas entre os top-10 e outros três entre os top-28 que garantem vaga na elite em 2001.
Para muitos surpreendente a campanha de Teco Padaratz, quinto colocado – já esteve em terceiro – é decorrente de um trabalho consistente e regular que começou cedo. Depois de três anos afastado do tour, pai de duas filhas, de bem com seus patrocinadores – os mesmos há anos – Teco voltou mais competitivo, mantendo o estilo polido que sempre caracterizou seu surfe.
Já o segundo brasileiro mais bem colocado, Peterson Rosa, oitavo lugar, tem a seu favor a melhor adaptação em quaisquer condições de mar. De estilo duro e linhas quebradas Rosa manobra com segurança em ondas de dois a dez pés. Até a semana passada dividido entre a conquista do tricampeonato nacional e o WCT, Rosa optou pelo mundial devido o calendário conflitante. Espera apenas ficar entre os 30 melhores do Brasil, para no ano que vem, com o calendário do Super Surf ajustado ao do tour, poder disputar ambos.
Guilherme Herdy evidencia que experiência no WCT é fator preponderante. Em sua sexta temporada ele ocupa a 10ª posição no ranking, a melhor em sua carreira. Goofy footer e tube rider torce para que a nona prova do ano seja disputada em Mundaka, onde entrará como um dos favoritos, defendendo o vice campeonato alcançado em 99. O evento é móvel e pode ser disputado em Anglet, França.
O estreante Yuri Sodré (23º), e os experientes Renan Rocha e Victor Ribas empatados na 25ª colocação completam a lista de brasileiros que estariam classificados pelo WCT para a próxima temporada, neste momento. Fábio Gouveia (32º) e Neco Padaratz (35º) estariam fora, enquanto Armando Daltro (34º), atual líder do WQS, o ranking de acesso, já tem a vaga garantida.
Nas últimas três provas, os brasileiros marcaram presença nos pódios. Muita água ainda vai rolar. Em tese e por retrospecto, as etapas que restam favorecem os brasileiros. Nos beach-breaks europeus costumamos obter bons resultados. Por quatro vezes os brasileiros já venceram na França. De lá o tour segue para a Califórnia, EUA, onde temos mandado bem, apesar de que Tresstles é a primeira vez que abriga uma etapa. Depois o Rio de Janeiro, a 12ª etapa, em outubro, prova que costuma ser decisiva para as pretensões brasileiras, já que a seguir vem Pipeline, Havaí, onde nossas chances são mais reduzidas.
NOTAS
Corrida de aventura
O primeiro circuito Reebok Ecomotion acontece nesse fim-de-semana na Serra da Bocaina, RJ. A prova contará com 120 km e seis modalidades. A equipe vencedora ganhará três passagens para a Nova Zelândia. Acompanhe os resultados no www.webventure.com.br
Pára-quedas
A quarta etapa do circuito Ford Ranger e o Campeonato Brasileiro acontecem nesse fim-de-semana, em Campinas, SP. As competições, no Aeroclube dos Amarais, serão divididas em dois turnos. Algumas modalidades serão disputadas dias 19 e 20 e outras, dias 26 e 27. Mais informações: www.azuldovento.com.br
X-Games
A sexta edição dos jogos, conhecidos como as olimpíadas dos esportes radicais, está acontecendo em São Francisco, Califórnia, EUA, desde o dia 10. Mais de 350 atletas participam das provas, que terminam na próxima terça-feira. Entre os brasileiros, os destaques são o skatista Bob Burnquist e a patinadora Fabíola da Silva.
LEIA TAMBÉM
MAIS LIDAS
-
Trip
Bruce Springsteen “mata o pai” e vai ao cinema
-
Trip
O que a cannabis pode fazer pelo Alzheimer?
-
Trip
Entrevista com Rodrigo Pimentel nas Páginas Negras
-
Trip
5 artistas que o brasileiro ama odiar
-
Trip
Um dedo de discórdia
-
Trip
A ressurreição de Grilo
-
Trip
A primeira entrevista do traficante Marcinho VP em Bangu