Editor convidado questiona: uma fotografia pode ser objetiva?
Talvez não baste mais ao documentarista observar. Tem que se perguntar o porquê, assumir a responsabilidade pelos seus atos e torcer para ter feito a escolha certa.
por Alex Gabassi*
Foi com dois anos de atraso que abri as páginas do brilhante romance Reparação do inglês Ian McEwan (no detalhe). Muito já foi dito sobre a história da garota Briony Tallis, dona de talento literário e imaginação que ultrapassam a inocente barreira dos seus 13 anos, mas ainda precoce para entender os verdadeiros motivos da atração sexual que envolve sua irmã mais velha e o filho da arrumadeira. A equivocada interpretação de uma cena entre o casal impulsiona Briony a cometer um ato que muda o destino de todos os envolvidos.
Seis meses antes de confrontar o drama de Briony, eu estava na Festa Literária de Paraty. Seduzido pela chance de falar com grandes figuras literárias, levei minha câmera para fazer um documentário despretensioso. Mas, ao observar a presença maciça da Rede Globo, agindo segundo a máxima proverbial orwelliana, o Grande Irmão, transformando cotidiano banal em espetáculo real (ou seria o contrário?), travei.
Numa manhã, gravando um sagüi no jardim do hotel, encontro Ian McEwan, que deixa escapar um "good morning" tão simpático, amistoso e desinteressado, que eu não consegui levantar a câmera. Simplesmente não pude negociar aquele sereno "good morning" em troca de uma imagem, um depoimento. Desliguei a câmera e conversamos um pouco. Ao sair, pedi para fazer uma imagem dele, de longe, atrás das árvores, como havia feito a do macaco, num rasgo de pretensão antropológica, igualando-os naquele habitat matinal silvestre (ou me igualando ao sagüi, que pouco ou nada conhece da obra do inglês). Ele sorriu e continuou escrevendo.
Justificativa
Acredito que o dilema de alguns fotógrafos e documentaristas é saber quando não fotografar ou gravar. Ano passado morreu Eddie Adams, que ganhou o prêmio Pulitzer de 1969, com a fotografia de Nguyen Van Lem sendo executado pelo general Nguyen Ngoc Loan. A imagem se transformou num libelo antiguerra e colaborou para a retirada das tropas americanas do Vietnã.
Loan foi transformado em vilão frio e morreu de câncer em 1991, carregando consigo o peso da censura sobre aquela imagem. O que a foto não diz é que o homem executado era capitão de um grupo terrorista e havia acabado de matar a família de um soldado. Nas palavras de Adams: "O general matou o vietcongue; eu matei o general. Fotografias são meias-verdades". Adams passou seus últimos anos tentando reparar o erro, restituindo ao general motivos justificados para o que parece injustificável.
Quando o perto é muito perto? Quanto de nós vai impresso na imagem que fazemos do outro? Quanto queremos revelar e com que fim? A foto de Adams foi crucial para sua retomada de cons-ciência e só restou a ele, como punição, reinterpretá-la à exaustão. Assim como só restou a Briony escrever um livro para reparar o seu erro e fazer-nos pensar sobre os nossos.
*Alex Gabassi, 37 anos, é documentarista
Acima, na foto ganhadora do prêmio Pulitzer de 1969, o general vietnamita Nguyen Ngoc Loan executa Nguyen Van Lem. Fotografias são meias-verdades?