FAVS E OS MENUDOS
Por Alê Youssef
em 22 de janeiro de 2009

Há dez anos atrás, o recém nomeado Ministro da Justiça José Carlos Dias, me convidou para ser seu assessor especial. Lembro que estava tomando chopp com amigos em algum bar da Vila Madalena e fiquei muuuuito supreso com o telefonema/convite. Logo que desliguei me perguntei se alguém com 24 anos poderia mesmo ser nomeado assessor especial de ministro. Depois, Dr. José Carlos ainda nomeou outros “meninos” para cargos importantes do ministério: Caio Mário da Silva Pereira Neto, Deniz Mizne, Gustavo Húngaro, Zé Marcelo Zacchi. A colunista Cristiana Lobo, em algum jornal de Brasília, chegou a nos chamar de “menudos” do ministério. Lembro da desconfiança e do olhar dos burocratas de Brasília: não acreditavam na molecada que se instalava no ministério. Não gostavam de despachar com gente tão nova.
Hoje nos EUA, Barack Obama também ousa empregando gente jovem. Jon Favreau ou Favs como também é chamado, tem 27 anos e é o redator dos discursos do presidente. Como ele, muitos assessores importantes estão na faixa dos 30. O próprio presidente, com 47 anos, é muito novo em comparação com os recentes antecessores.
Com Favs o que conta é competência e frescor. Quem mais poderia dar os melhores palpites em discursos que falam de mudanças estruturais tão importantes? Os 27 anos de Favs são um trunfo de Obama.
Rompendo a desconfiança e o preconceito das máquinas estatais velhas e enferrujadas, o problema passa a ser o interesse da juventude em trabalhar para o governo. Engraçado é que para se despertar esse interesse dos jovens, são necessárias mudancas que só gente nova ou de cabeça bem aberta podem gerar. Uma coisa depende da outra.
Dr. José Carlos Dias, assim como faz Obama hoje, teve a cabeça aberta para envolver jovens em seu ministério. Ele ja sabia que para enfrentar os tubarões de Brasília ou de Washington é necessário muito sangue novo.
Na foto, Favs e seu inseparável laptop.
Leia mais sobre minha passagem no Ministério aqui:ale.org.br/viagens-policialescas/
LEIA TAMBÉM
MAIS LIDAS
-
Trip
Bruce Springsteen “mata o pai” e vai ao cinema
-
Trip
O que a cannabis pode fazer pelo Alzheimer?
-
Trip
Entrevista com Rodrigo Pimentel nas Páginas Negras
-
Trip
5 artistas que o brasileiro ama odiar
-
Trip
A ressurreição de Grilo
-
Trip
Um dedo de discórdia
-
Trip
A primeira entrevista do traficante Marcinho VP em Bangu