A data, comemorada no dia 11 de novembro, supera as vendas da Black Friday e da Cyber Monday na China
Em apenas um minuto, à 0h01 do dia 11 de novembro de 2018, mais de US$ 1 bilhão já havia sido movimentado. O que parece um dado sobre a bolsa de valores é só o começo de mais um Dia do Solteiro, ou Guanggun Jie, na China. A comemoração, criada como uma brincadeira em 1993 por quatro estudantes chineses, tornou-se uma data comercial em 2009, quando o conglomerado tecnológico Aligroup, do empresário Jack Ma, viu ali uma oportunidade de faturar e passou a oferecer descontos de até 90% em seus produtos.
Entre outros negócios, o chinês administra o site de compras da empresa e o Alipay, sistema de pagamentos digitais usado pela maioria da população chinesa e que tem revolucionado a maneira de consumir – todas as compras são efetuadas em um único clique.
Ao fim de 24 horas da comemoração, o Alibaba, auxiliado pelo sistema Alipay, tinha vendido impressionantes US$ 31 bilhões. De sofá a leite em pó, passando por qualquer tipo de equipamento eletrônico, tudo entra no saldão do evento, que hoje também inclui outros sites chineses e, claro, não é restrito apenas aos solteiros.
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As vendas são tão expressivas que superam as da Black Friday e as da Cyber Monday, juntas, nos Estados Unidos, mas o sucesso da data é medido, principalmente, em engajamento. É comum as pessoas passarem o ano enchendo seus carrinhos virtuais, ansiosos para apertar o “pay” em novembro.
A celebração do Dia do Solteiro do Alibaba sempre conta com personalidades que incentivam consumidores a bater o recorde de vendas; em 2018, a cantora Mariah Carey e o ex-jogador da NBA Allen Iverson participaram da festa.