Defensores da floresta

por Lino Bocchini

Irmã recebe hoje na ONU prêmio em nome de ativistas assassinados no Pará em 2011

A dor pela morte da irmã Maria do Espírito Santo, persiste. Ao lado do marido José Claudio Ribeiro da Silva, ela foi assassinada por pistoleiros em 24 de maio do ano passado em Nova Ipixuna, cidade paraense em que eram lideranças na difícil e arriscadíssima missão de proteger a floresta da região.

Hoje às 13h no horário de Brasília (10h em Nova Iorque) Laísa vai subir ao palco do auditório do prédio das Nações Unidas em Nova Iorque para receber um prêmio especial durante a entrega do “Forest Heroes”, reconhecimento da ONU que agracia um grande defensor da floresta por contente a cada ano.

Laísa chegou lá pelas mãos de Felipe Milanez, jornalista independente brasileiro com grande conhecimento em Amazônia. Milanez, ex-editor da National Geographic e referência na denúncia de ameaças à Amazônia Brasileira, conheceu José Claudio e Maria e registrou o casal em seu recanto em Nova Ipixuna.

O vídeo que você assiste abaixo, de sua autoria, será exibido hoje na ONU durante a premiação-homenagem póstuma que Laisa receberá em nome da irmã e o cunhado assassinados:

 

O premiado para a América Latina é outro brasileiro, Paulo Adario, coordenador das campanhas em defesa da Amazônia pelo Greenpeace brasileiro, militante antigo e respeitado em defesa de nossa maior floresta.

Nesse link você encontra mais informações sobre o prêmio. E clicando aqui você confere a lista de finalistas por continente, com breves perfis de cada um.

Aqui você lê um belo texto de Felipe Milanez sobre a José Claudio e Maria, produzido para a revista Trip, que homenageou o casal em sua última edição do Prêmio Trip Transformadores, em outubro de 2011.

. A transmissão da premiação, ao vivo, pode ser acompanhada pelo streaming nas Nações Unidas. Lá você também pode “embedar” o vídeo e transmitir a cerimônia pelo seu blog

fechar