Cineasta cria miniaturas de papelão de sets de filmes que ele nunca gravará
Daniel Agdag é um artista multimídia com certo renome entre a nova geração da arte australiana. Escultor e cineasta baseado em Melbourne, ele estreia nesse mês a sua mais nova exposição solo, Sets For a Film I'll Never Make, na Off The Kerb Gallery de Melbourne, onde exibe suas impressionantes esculturas de papelão entre os dias 26 de outubro e 9 de novembro. E sua obra mais impressionante é justamente a série exposta neste mês, onde ele constrói miniaturas de papelão com ideias de sets de filmagens inspirados na estética cinematogrpafica da primeira metade do século XX.
Cada maquete é criada por ele usando o menor número possível de materiais diferentes e sem desenhos de projetos. Os sets também não pertencem a nenhum filme específico, mas são tão bem imaginados que parecem já existir na sua cabeça no primeiro segundo em que vocÊ coloca seus olhos nas obras.
O clima de cinema europeu permeia toda sua criação e é impossível não pensar em Metrópolis e outros filmes ancestrais de ficção científica ao ver as esculturas de Daniel. O sépia predominante da cor do papelão também lembra o retrofuturismo de filmes como Brazil (de Terry Gilliam) e Johnny Mnemonic (de Robert Longo).
Veja na galeria alguns dos mais interessantes sets hipotéticos de Daniel Agdag.
Vai lá: www.publicoffice.com.au