Logo Trip

Cenografia imaginária

Cineasta cria miniaturas de papelão de sets de filmes que ele nunca gravará

Cenografia imaginária

Por Luiz Filipe Tavares

em 24 de outubro de 2012

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

Daniel Agdag é um artista multimídia com certo renome entre a nova geração da arte australiana. Escultor e cineasta baseado em Melbourne, ele estreia nesse mês a sua mais nova exposição solo, Sets For a Film I’ll Never Make, na Off The Kerb Gallery de Melbourne, onde exibe suas impressionantes esculturas de papelão entre os dias 26 de outubro e 9 de novembro. E sua obra mais impressionante é justamente a série exposta neste mês, onde ele constrói miniaturas de papelão com ideias de sets de filmagens inspirados na estética cinematogrpafica da primeira metade do século XX.

Cada maquete é criada por ele usando o menor número possível de materiais diferentes e sem desenhos de projetos. Os sets também não pertencem a nenhum filme específico, mas são tão bem imaginados que parecem já existir na sua cabeça no primeiro segundo em que vocÊ coloca seus olhos nas obras.

O clima de cinema europeu permeia toda sua criação e é impossível não pensar em Metrópolis e outros filmes ancestrais de ficção científica ao ver as esculturas de Daniel. O sépia predominante da cor do papelão também lembra o retrofuturismo de filmes como Brazil (de Terry Gilliam) e Johnny Mnemonic (de Robert Longo).

Veja na galeria alguns dos mais interessantes sets hipotéticos de Daniel Agdag.

Vai lá: www.publicoffice.com.au

PALAVRAS-CHAVE
COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

LEIA TAMBÉM