Logo Trip

CADÊ PIPE?

As ondas mais desejadas do planeta não irão mais valer pontos no ranking mundial

em 21 de setembro de 2005

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

A recém-fundada WPS (World Professionals Surfers), associação dos surfistas profissionais, capitaneada pelo campeão mundial Sunny Garcia, sofreu a sua primeira derrota na ASP. Na reunião de fim-de-ano da entidade máxima do esporte, o sonhado calendário proposto pelos atletas com o início da temporada em Banzai Pipeline em fevereiro e término em setembro nos EUA, não vingou. Valeu o interesse dos patrocinadores e a grande final vai continuar em dezembro no Havaí, mas só que em Sunset Beach. E para quem vê o novo calendário, logo se questiona: cadê Pipe?

Pois é, depois de 30 anos as ondas mais desejadas do planeta não irão mais valer pontos no ranking mundial e para elas foi agendada uma competição especial, tipo o Masters do Tênis, mas as regras para selecionar os surfistas ainda não foram definidas. A Billabong e a Rip Curl até tentaram melar o campeonato, mas a Quiksilver bateu o pé e o ASP Tour 2001 nasceu com 10 etapas confirmadas, todas com mais que o dobro da premiação deste ano, ou seja, um mínimo de 250.000 dólares para serem distribuídos entre os privilegiados 48 surfistas que competem à cada prova.

Alguns eventos tradicionais saíram do calendário principal, mas foram reforçar o World Qualifying Series (WQS). É o caso da etapa que abriu o WCT nos últimos anos na Gold Coast, Austrália, além de Lacanau e Hossegor, ambas na França. Com os remanejamentos, a Rip Curl é quem vai dar o pontapé inicial e encerrar a disputa pelo primeiro título mundial do novo milênio, respectivamente em Bell’s Beach, na Austrália, e em Sunset Beach, Havaí.
Outra mudança importante foi a transferência da prova brasileira de outubro para o final de junho, época bem mais propicia para a entrada de grandes ondulações na orla carioca, pois o evento finalmente passará a ser móvel a partir deste ano. Depois da largada na Austrália, o ASP Tour 2001 passará pelo Tahiti, Indonésia, Brasil, África do Sul, Estados Unidos, Portugal, Espanha e Havaí.

É um ótimo roteiro para qualquer turista, mas continua desgastante para os surfistas, com suas habituais imensas bagagens repletas de pranchas e roupas de neoprene. Até porque, no meio disso alguns ainda têm várias provas do WQS pelo caminho.
A temporada mundial novamente se inicia com as três provas promovidas pela ASP South América na Argentina, Florianópolis (SC) e Fernando de Noronha (PE) nos meses de janeiro e fevereiro. Depois, a divisão de acesso segue para a Austrália em março, em junho tem um novo evento agendado nas Ilhas Maldivas e em julho passa pela África do Sul e Estados Unidos.
No início do segundo semestre, a Europa promoverá a perna mais importante do WQS, com eventos na Inglaterra, França, Espanha e Portugal, entre os meses de agosto e outubro, aí volta para o Brasil na segunda quinzena de outubro para o Maresia Surf Floripa (SC) e o Hang Loose Pro Contest de Maresias (SP), para ir para a grande final que desta vez ocorrerá em Haleiwa Beach. No total, estão previstas 22 etapas do WQS com níveis de 4 a 6 estrelas, que distribuem entre 60.000 e 100.000 dólares em prêmios.
Nos últimos anos mudanças têm sido recorrentes no circuito. A maioria delas foram aprovadas, mas as propostas para a temporada que se inicia, de largada não conquistaram a simpatia dos protagonistas.

NOTAS

CORRIDA DE AVENTURA
Parati, RJ, sediará entre os dias 20 e 21 a segunda etapa do Reebok Swatch Ecomotion. Trinta equipes percorrerão 100 km combinando vários esportes e terão como desafios inéditos a utilização de canoas caiçaras e um PC (posto de controle) submarino, onde o atleta-mergulhador em apnéia deverá localizar um fiscal.

MALAS PRONTAS
Hexacampeão brasileiro de skate na modalidade street, Rodil de Araújo, o Ferrugem, parte em Abril para os Estados Unidos para se dedicar, à carreira internacional. Seguindo exemplos de Bob Burnquist e Piolho, vai viver na Califórnia e competir no WCS.

PALAVRAS-CHAVE
COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon