A recém-fundada WPS (World Professionals Surfers), associação dos surfistas profissionais, capitaneada pelo campeão mundial Sunny Garcia, sofreu a sua primeira derrota na ASP. Na reunião de fim-de-ano da entidade máxima do esporte, o sonhado calendário proposto pelos atletas com o início da temporada em Banzai Pipeline em fevereiro e término em setembro nos EUA, não vingou. Valeu o interesse dos patrocinadores e a grande final vai continuar em dezembro no Havaí, mas só que em Sunset Beach. E para quem vê o novo calendário, logo se questiona: cadê Pipe?
Pois é, depois de 30 anos as ondas mais desejadas do planeta não irão mais valer pontos no ranking mundial e para elas foi agendada uma competição especial, tipo o Masters do Tênis, mas as regras para selecionar os surfistas ainda não foram definidas. A Billabong e a Rip Curl até tentaram melar o campeonato, mas a Quiksilver bateu o pé e o ASP Tour 2001 nasceu com 10 etapas confirmadas, todas com mais que o dobro da premiação deste ano, ou seja, um mínimo de 250.000 dólares para serem distribuídos entre os privilegiados 48 surfistas que competem à cada prova.
Alguns eventos tradicionais saíram do calendário principal, mas foram reforçar o World Qualifying Series (WQS). É o caso da etapa que abriu o WCT nos últimos anos na Gold Coast, Austrália, além de Lacanau e Hossegor, ambas na França. Com os remanejamentos, a Rip Curl é quem vai dar o pontapé inicial e encerrar a disputa pelo primeiro título mundial do novo milênio, respectivamente em Bell’s Beach, na Austrália, e em Sunset Beach, Havaí.
Outra mudança importante foi a transferência da prova brasileira de outubro para o final de junho, época bem mais propicia para a entrada de grandes ondulações na orla carioca, pois o evento finalmente passará a ser móvel a partir deste ano. Depois da largada na Austrália, o ASP Tour 2001 passará pelo Tahiti, Indonésia, Brasil, África do Sul, Estados Unidos, Portugal, Espanha e Havaí.
É um ótimo roteiro para qualquer turista, mas continua desgastante para os surfistas, com suas habituais imensas bagagens repletas de pranchas e roupas de neoprene. Até porque, no meio disso alguns ainda têm várias provas do WQS pelo caminho.
A temporada mundial novamente se inicia com as três provas promovidas pela ASP South América na Argentina, Florianópolis (SC) e Fernando de Noronha (PE) nos meses de janeiro e fevereiro. Depois, a divisão de acesso segue para a Austrália em março, em junho tem um novo evento agendado nas Ilhas Maldivas e em julho passa pela África do Sul e Estados Unidos.
No início do segundo semestre, a Europa promoverá a perna mais importante do WQS, com eventos na Inglaterra, França, Espanha e Portugal, entre os meses de agosto e outubro, aí volta para o Brasil na segunda quinzena de outubro para o Maresia Surf Floripa (SC) e o Hang Loose Pro Contest de Maresias (SP), para ir para a grande final que desta vez ocorrerá em Haleiwa Beach. No total, estão previstas 22 etapas do WQS com níveis de 4 a 6 estrelas, que distribuem entre 60.000 e 100.000 dólares em prêmios.
Nos últimos anos mudanças têm sido recorrentes no circuito. A maioria delas foram aprovadas, mas as propostas para a temporada que se inicia, de largada não conquistaram a simpatia dos protagonistas.
NOTAS
CORRIDA DE AVENTURA
Parati, RJ, sediará entre os dias 20 e 21 a segunda etapa do Reebok Swatch Ecomotion. Trinta equipes percorrerão 100 km combinando vários esportes e terão como desafios inéditos a utilização de canoas caiçaras e um PC (posto de controle) submarino, onde o atleta-mergulhador em apnéia deverá localizar um fiscal.
MALAS PRONTAS
Hexacampeão brasileiro de skate na modalidade street, Rodil de Araújo, o Ferrugem, parte em Abril para os Estados Unidos para se dedicar, à carreira internacional. Seguindo exemplos de Bob Burnquist e Piolho, vai viver na Califórnia e competir no WCS.
LEIA TAMBÉM
MAIS LIDAS
-
Trip
Bruce Springsteen “mata o pai” e vai ao cinema
-
Trip
O que a cannabis pode fazer pelo Alzheimer?
-
Trip
Entrevista com Rodrigo Pimentel nas Páginas Negras
-
Trip
5 artistas que o brasileiro ama odiar
-
Trip
Um dedo de discórdia
-
Trip
A primeira entrevista do traficante Marcinho VP em Bangu
-
Trip
A ressurreição de Grilo