Logo Trip

BEM, SÓ NA SEGUNDONA

Por Redação

em 21 de setembro de 2005

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

O circuito mundial de surfe chegou com o pé direito ao Brasil. Boas ondas marcaram o início do Hang Loose Pro Contest – 22ª etapa do WQS – em Maresias, SP, apagando a péssima imagem que ficou após a primeira disputa de uma prova do mundial naquela praia. Na ocasião, ondas ridículas e a atitude estúpida do norte-americano Todd Holand tentando impedir que Victor Ribas surfasse para favorecer seus amigos na bateria, e por pouco não sendo linchado, marcaram a prova.
O show de tubos nos dois primeiros dias foi substituído por chuva, frio e ondas mexidas no final de semana. Ainda assim o nível técnico esteve alto. Peterson Rosa, disputando contra três atletas-de-cristo, é que acabou sendo abençoado e ficou com o título.
A final, só com integrantes e ex-integrantes do WCT, terminou com Jojó de Olivença em segundo lugar, Cristiano Spirro em terceiro e Joca Jr. em quarto. A quinta colocação no evento garantiu a Fábio Gouveia a volta à liderança do ranking da segunda divisão.
Campeão em 98, Fabinho sabe que ainda é cedo para falar em bicampeonato. A etapa de seis estrelas que será disputada em Florianópolis, SC, a partir do dia 20, e as de cinco e seis estrelas no Havaí serão decisivas para suas pretensões. Para se ter uma idéia, o norte-americano Rob Machado ocupa a 19ª colocação com apenas quatro resultados em oito possíveis e, pode subir várias posições caso participe das próximas provas. Seu conterrâneo, Taylor Knox, que já garantiu sua volta ao WCT, é outro sério candidato ao título.
Faltando duas etapas do WCT e cinco mais importantes do WQS a situação dos brasileiros no mundial de surfe indica um aumento de competidores para o ano 2000. É até bem provável que batamos o recorde de nove competidores no Tour. Doze têm chances.
Na avaliação qualitativa no entanto, nossa participação no WCT é insuficiente. Apenas dois atletas estão se garantindo pelo ranking principal, obrigando os outro cinco que compõe o ‘time’ brasileiro este ano, a buscar vaga pelo ranking de acesso.

NOTAS

RIO
Começa hoje na Barra da Tijuca o Rio Marathon Surf, 23ª etapa do WQS, que antecede o principal evento da perna brasileira, o Rio Marathon Internacional, penúltima etapa do WCT 99, na próxima semana. O Internacional irá definir as chances dos oito atletas que ainda têm chances matemáticas de chegar ao título, o primeiro sem Kelly Slater desde 1991. O brasileiro Victor Ribas figura nessa lista, encabeçada pelo australiano Mark Occhilupo, o único que pode chegar ao título já no Brasil. A última etapa é em dezembro em Pipeline, Havaí.

CANOAGEM
Acontecerá em Curitiba, no Parque do Iguaçu, entre 9 e 12 de outubro, o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade, um dos maiores campeonatos de canoagem já realizados no país. Estão confirmadas as presenças de cerca de 300 atletas – entre eles os quatro medalhistas do Pan-americano de Winnipeg.

PALAVRAS-CHAVE
COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

LEIA TAMBÉM