A represália do Anonymous
Mais de cinco mil hackers derrubam site do FBI em maior ataque coordenado da história
Anonymous / Créditos: Reprodução
em 20 de janeiro de 2012
5.365 hackers atacando o mesmo servidor ao mesmo tempo. No maior ataque virtual coordenado da história da internet, a rede de cyberativistas Anonymous derrubou pelo menos 10 grandes sites ligados a indústria do entretenimento e à justiça americana, incluindo o “intocável” site do FBI, a polícia federal dos Estados Unidos. Em represália ao fechamento do site de compartilhamento Megaupload, decretado pelo FBI no último dia 18, o grupo de hackers reuniu seu maior contingente até hoje para atacar uma rede de instituições ligadas à derrubada desse que era um dos mais populares servidores online de arquivos.
Além do Escritório Federal de Inteligência, o ataque coordenado do Anonymous derrubou ainda os sites da gravadora Universal Music, do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, da Motion Picture Association of America (MPAA), da Recording Industry Association of America (RIAA), da associação de chefes de Polícia do estado de Utah e até o Copyright.com, site oficial de registro para direitos autorais na terra do Tio Sam.
A operação #OpMegaUpload contou com mais de cinco mil hackers, sendo que pelo menos 1700 deles passaram pelas salas de bate papo da AnonOps para falar sobre os ataques. Nessa sala, o repórter Josh Harkinson, do site Mother Jones, conversou com alguns dos “anons” envolvidos nos ataques DDoS (“distributed denial of service”, ou negação distribuida de serviços). Um deles, que atende pelo apelido Cyberpolice, foi bastante eloquente sobre os ataques.
“Derrubar o Megaupload foi mais uma má tentativa de enfrentar a pirataria. Colocar um webmaster na cadeia porque os usuários de seu site postaram conteudo protegido é ultrajante. Nenhum ataque à nossa liberdade passará despercebido”, declarou o hacker. “Derrubar sites é arriscado e acho que todo mundo aqui sabe disso. Estamos tentando garantir a segurança de todos que estão aqui enquanto realizamos esses ataques.”
“Essa ação surgiu de forma espontânea. As pessoas estão ouvindo sobre o fim do Megaupload e querem tomar ações imediatamente contra essa injustiça. Uma vez que você coloca a bola em jogo, mais e mais gente chegará para participar”, continuou o ativista. “Com as recentes discussões sobre o SOPA e o PIPA, muita gente está cada dia mais de olho nesses assuntos. Enviar e-mails para grandes companhias ou para o FBI não vai ter nenhum efeito. Eles não vão nos ouvir. Temos de usar armas mais poderosas. Agora eles não podem nos ignorar mais.”
E você? Concorda com a ação do Anonymous? O que fazer quando a liberdade passa a ser cerceada na internet?
Acompanhe as ações do grupo pelo Twitter @YourAnonNews
LEIA TAMBÉM
MAIS LIDAS
-
Trip
Bruce Springsteen “mata o pai” e vai ao cinema
-
Trip
O que a cannabis pode fazer pelo Alzheimer?
-
Trip
Entrevista com Rodrigo Pimentel nas Páginas Negras
-
Trip
5 artistas que o brasileiro ama odiar
-
Trip
A ressurreição de Grilo
-
Trip
Um dedo de discórdia
-
Trip
A primeira entrevista do traficante Marcinho VP em Bangu