A presidente dos sonhos

por Alê Youssef
Trip #191

Alê Youssef justifica seu voto em Marina Silva

Quando Marina anunciou sua saída do governo para construir um novo projeto para o Brasil por meio de sua candidatura à presidência da República, na qual prevalece a opção programática em contraponto ao pragmatismo que vemos hoje nas outras candidaturas, ela me despertou o interesse em política novamente. Eu estava afastado, detestando esse vazio ético. Concentrava todas as minhas energias aqui nesta coluna da Trip, em busca da divulgação de propostas e ideias que simbolizassem a "outra política" que tanto desejamos.

Achei corajosa a atitude e constatei que muitas pessoas bacanas e que procuram o novo a seguiriam nessa empreitada. Eu não apenas voto e faço a campanha da Marina Silva, como aceitei o desafio de ir com ela para o Partido Verde e me candidatar a deputado federal. Entendo que precisamos ter no Congresso Nacional uma bancada decente, que busque uma outra política e dê suporte a projetos que há tempos saíram da pauta nacional ou não têm respaldo algum.

Essa jornada começou com um papo que tive com ela na MCR, produtora do amigo Sérgio Campanelli. Em meio a ideias para seu jingle de campanha, tive a oportunidade de ouvir dela sua experiência de vida, as dificuldades do processo educacional no interior do Acre, a luta por consciência ecológica e pelos direitos dos trabalhadores da região com o grande Chico Mendes. A naturalidade com que ela falou sobre sua jornada foi tocante. No meio do papo, ela enfatizou que sua campanha iria buscar o encontro dos muitos países que compõem nosso Brasil. Disse que não faria um movimento contra nada, mas, sim, a favor desse encontro, desse pacto em busca da união das melhores cabeças por um país melhor.

O entusiasmo dela em me estimular a me candidatar, como forma de arejar a política e representar um mundo baseado na cultura, na criatividade e na vanguarda de São Paulo - tão carente desse tipo de representação no Congresso - foi importantíssimo na minha decisão. Sua trajetória exemplar e bonita e seu jeito leve e delicado fazem despertar os sonhos e as vocações nas pessoas, por mais difíceis que sejam os desafios para atingi-los. Por tudo que ela prega e representa, ela é a sucessora ideal para o presidente Lula, que também detém ou já deteve esse dom de tocar as pessoas e fazê-las se mobilizar. A visão holística das ações de governo, a transversalidade das políticas públicas, o eixo programático baseado na sustentabilidade e no desenvolvimento humano são algumas das propostas de Marina que considero fundamentais para o Brasil.

TRANSPARÊNCIA

A opção também tem a ver com um esforço de resgate do voto de opinião e de direitos que minha geração viu se perder. A transparência radical com o uso das novas tecnologias, a economia criativa como forma de desenvolvimento para o país, a valorização da cultura e a inclusão social, a cabeça aberta para o novo para encarar e defender esses direitos geracionais e um novo jeito de fazer política são exemplos do que potencializo na minha campanha para deputado federal.

Marina é a presidente dos nossos sonhos. Ela representa um novo projeto para o Brasil e um novo jeito de fazer política, pois fala de valores muito diferentes daqueles que pautam a política de hoje. Marina é a delicadeza que precisamos. Com ela podemos construir um projeto leve, sem vícios e sem politicagem.

 

* ALÊ YOUSSEF, 35, é sócio do Studio SP e do Comitê, um dos fundadores do site Overmundo e candidato a deputado federal pelo PV. Seu e-mail é ayoussef@trip.com.br

fechar