por Felipe Maia

O esquenta do Trip Transformadores teve homenagem aos Mutantes no Cine Joia

Depois dos eventos em Nova York, foi a vez de o Cine Joia, em São Paulo, virar cenário de mais um “esquenta” do Trip Transformadores. No palco, uma seleção de músicos homenageou o grupo Os Mutantes

Os Mutantes foram certeiros ao traduzir, já no nome – sugerido, acredite, pelo surpreedente Ronnie Von –, a essência transgressora, multirreferencial e “viajandona” que marcou sua música. Cultuada até hoje, a banda que nasceu durante o movimento Tropicalista, em 1966, e atravessou quase toda a década de 70 tendo Arnaldo Baptista, Sérgio Dias e Rita Lee como integrantes, foi revisitada no palco do Cine Joia, em São Paulo, por um time de músicos que também tem seguidores de diferentes gerações: o cantor Marcelo D2, as cantoras Céu, Karina Zeviani e Marina de la Riva e os músicos Betão Aguiar, João Parahyba e Rafael Crespo. O encontro aconteceu em outubro e marcou o aquecimento do Trip Transformadores 2013, que terá neste mês a grande noite de premiação.

“Os Mutantes tinham muitas coisas misturadas, então eu montei uma banda misturada”, explica Apollo Nove, produtor que capitaneou a equipe. Sob sua batuta, os músicos acentuaram a psicodelia dos arranjos e deram outras roupagens às melodias enquanto as cantoras e Marcelo D2 se revezavam em faixas como “Cantor de mambo”, entoada por Marina de la Riva, e “Baby”, na voz de Céu. “Os Mutantes foram o big bang do rock brasileiro”, diz Nove.

A explosão representada pelo trio, assim como sua produção, reverbera até hoje. “A música dos Mutantes nunca vai envelhecer e isso é muito transformador”, declarou Karina Zeviani, a quem coube interpretar canções como “Panis et circenses” e “Ando meio desligado”. O fim do show foi com o hit “Top Top”, introduzido por D2 e finalizado pelo time completo. “A música tem mais força que qualquer discurso político”, diz D2. Seu parceiro de longa data, DJ Zegon encerrou a festa (que ainda teve Flavia Durante e Arthur Veríssimo no line-up).

No site do Trip Transformadores você encontra a cobertura completa da festa. E, na próxima edição da Trip, os melhores momentos da grande noite de homenagens. Até lá!

fechar