Logo Trip

WTC x WCT

Critério que cancela importantes provas de um calendário mas mantém outras menos importantes é no mínimo questionável

Por Redação

em 21 de setembro de 2005

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

Para o surfe mundial de competição, o ano começou com profundas mudanças. Reivindicações dos surfistas foram atendidas, o calendário foi reduzido e a premiação aumentou. Tudo caminhava dentro das melhores expectativas até que os atentados ao WTC (World Trade Center) promoveram o cancelamento de três das oito etapas do WCT (World Championship Tour).
A decisão da ASP (Association of Surfing Professional), tomada no calor das explosões, cancelando toda a perna européia, acabou se configurando na mais drástica do esporte mundial decorrente dos atentados.
Em razão disso, durante duas semanas, pairou a dúvida se teríamos ou não um campeão mundial e um ranking definido neste ano. Segundo as regras do tour, mais de 50% das provas têm que ser realizadas para legitimar a classificação.
Semana passada na Austrália, em reunião extraordinária do conselho executivo da ASP, por unanimidade ficou decidido que a última etapa, prevista para o Havaí, será realizada. Os surfistas somarão quatro resultados, haverá apenas um descarte, e o campeão será coroado. Em tese, oito surfistas têm chances matemáticas de chegar ao título – e todos têm condições de se classificar para a próxima temporada. Basta para isso um bom desempenho em Sunset no início de dezembro.
Contribui ainda a decisão, também tomada na reunião, de garantir vaga pelo WCT aos 29 melhores, em vez de 27, como definido originalmente. Assim, apenas quatro atletas serão convidados por prova, que, somados aos 15 que sobem do WQS – o ranking de acesso -, completarão os 48 da elite mundial em 2002.
Se as decisões tomadas na reunião têm coerência, o mesmo não se pode dizer da original que promoveu o imbróglio. Reforça essa posição a confirmação de uma prova especial para 16 convidados com início no próximo dia 27 em Biarritz (França). Sancionado pela ASP, o Reef Biarritz irá distribuir US$ 100 mil e pelo menos metade dos competidores são norte-americanos, entre eles o atual líder do ranking C. J. Hobgood, além de Taylor Knox, Sunny Garcia, Cory Lopez, Tom Currem, entre outros. Nenhum brasileiro está na lista.
Outra prova especial, o Pipe Masters, encerrará a temporada. Depois de muitas edições fechando e decidindo o WCT, a prova em Pipeline só contará pontos para o tradicional Triple Crown, o minicircuito havaiano com três provas, e irá distribuir US$ 150 mil para 48 convidados.
O critério para a definição dos competidores inclui oito campeões mundiais, oito campeões da prova, oito do WCT e outros 24, entre os quais estarão diversos havaianos.
Na primeira lista divulgada, só há um brasileiro, Renan Rocha. Seu desempenho na prova em 2000, quando obteve uma nota dez – a única de um brasileiro na história do evento – e chegou ao terceiro lugar, o credenciou para uma das vagas do WCT.
O critério, que cancela importantes provas de um calendário exaustivamente programado, mas mantém outras, menos importantes, organizadas pela mesma associação, com alguns dos mesmos atletas e no mesmo palco, é no mínimo questionável.
O ano que começou com profundas mudanças não termina diferente. Aguardemos 2002.

Pro Júnior
A segunda e decisiva seletiva para o Mundial aconteceu em Itamambuca, Ubatuba (SP), com ótimas ondas. Garantiram vaga para a disputa do Mundial de Surf sub-21, na Austrália em novembro, Bruno Moreira, Vitor Faria, Gustavo Santos, Bruno Santos, Saulo Jr., Leandro Moulin e o atual campeão, Pedro Henrique.

Mundial feminino
Um ‘upgrade’ na decisiva etapa de Haleiwa, Havaí, aumentou as chances de Jacqueline Silva chegar ao título do WQS. Atual quarta colocada, Jac, que venceu a prova em 2000, tem vantagem em relação às outras candidatas, que terão de trocar resultado.

Windsurf
Começa na sexta-feira, dia 12, em Ibiraquera (SC), o Brasileiro categoria wave, e, na próxima semana, em Fortaleza (CE), a etapa brasileira do Mundial categoria fórmula, que estreou neste ano.

PALAVRAS-CHAVE
COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

LEIA TAMBÉM