por Redação

Meio metro no sábado e até um metrinho no domingo, com predomínio de sol e sem chuva

O swell n.4 seguiu o script e trouxe um fim de semana intenso e complicado seguido de uma semana mais aproveitável, tanto no surf quanto no tempo. O centro de alta pressão avistado na última edição se confirmou e com ele veio também a primeira lestada mais consistente do inverno e o sol.

Neste momento as ondas estão bem lestadas e não há possibilidade de nenhuma formação de maior porte mudar o quadro no curto prazo, uma vez que a “bolha” nos envolve e blinda a entrada de novas frentes frias. A única exceção será um pequeno balanço de sul, que felizmente deve entrar limpo em pleno domingo. Resumindo o fim de semana, meio metro lestado no sábado e até um metrinho de sul no domingo, tudo com predomínio de sol e sem risco de chuva.

Este LD é do Perú, literalmente. Resolvemos trocar de águas e viemos checar a onda mais longa do planeta durante uma sequência de três swells seguidos, incluindo o maior do ano (ápice ontem, 5ª), quando todos os portos do país estiveram fechados. Além de surfar, viemos também entender melhor os fatores que influenciam a mítica esquerda de Chicama para aprimorar futuras previsões especiais. A partir de agora também compartilharemos importantes informações sobre os principais swells peruanos, vindas diretamente de surfistas locais. Nossa pelota mágica estará mais polida do que nunca também para o Pacífico.

De volta ao fim de semana no litoral paulista, nossa percepção é positiva, e mesmo sem nada muito intenso, está valendo o fim de semana de praia.

Previsão do Tempo

Com a pausa de Netuno, a tendência é a continuidade da melhora no tempo. Como já temos a presença do sol, isso significa que agora chegou a vez das temperaturas subirem um pouco mais, e isso deve acontecer de maneira mais significativa a partir de domingo. Até lá, as madrugadas ainda deverão ser frias.

Sendo assim, a expectativa é de que tenhamos uma das melhores semanas deste inverno no quesito tempo: predomínio de sol, nada de chuva e temperaturas mais agradáveis.

No longo prazo ainda não há nada confirmado nos radares, e o máximo que dá pra arriscar é que se houver mudança, será só a partir de 6ª ou do próximo fim de semana.

Análise das Ondas

Conforme o previsto a blindagem veio e impediu a formação de novos sistemas. Seria uma longa sequência lestada, mas uma tempestade que quase se transforma em um ciclone logo abaixo da zona de blindagem produziu pistas necessárias para nos enviar um suave balanço de sul, com potencial para ondas de até um metro. Será rápido (a parte boa não dura mais que 36/48h), mas o principal destaque é que deve entrar limpo e aproveitável. Dura de domingo a segunda-feira, e depois disso voltamos a ficar quase que somente por conta das ondinhas de leste pelo restante da semana.

LIQUID DREAMS

Condições predominantes para o litoral de São Paulo

Dia: Sábado 21 de Agosto

Tempo: Predomínio de SOL, sem risco de chuva. A madrugada ainda será fria.

Ventos: Bem fraco ou sem vento pela manhã. Sudeste fraco a moderado entre o fim da manhã e meio do dia, virando para leste no fim de tarde

Potencial de Ondas: Meio metrinho a meio metro lestado

Direção e período: Leste/sudeste - 8 a 9s

Tendência: A ondulação de vento de leste segue perdendo pressão

Destaques: Brincadeira lestada. As ondas geradas pela sequência de vento leste/nordeste ocorrida no meio da semana ainda conseguem resistir até o sábado, já fracas. Na ausência de qualquer outra influência (por enquanto), serão elas as responsáveis pela diversão sem compromisso do sábado. Os picos de leste devem apresentar condições razoáveis e alguma pressão em ondas com cerca de até meio metro, na média, enquanto nos de sul a coisa deve continuar desanimadora. Sem nenhum sistema significativo por perto e os ventos devem colaborara, especialmente pela manhã. Esse também o momento que a maré dá uma boa enchida e podem surgir momentos mais aproveitáveis - mas sem grandes expectativas. O fim de tarde também merece atenção, agora já secando. Dentro desse cenário, após uma madruga fria, o tempo deve ajudar e tem sol sem nada de chuva (dessa vez não deve chover mesmo).

Dia: Domingo 22 de Agosto

Tempo: Predomínio de SOL. As temperaturas tendem a esquentar um pouco mais e segue sem sinalização de chuva.

Ventos: Predomínio de leste/ nordeste, entre fraco e moderado, ligeiramente mais intenso no fim de tarde. O meio do dia pode apresentar momentos de sudeste.

Potencial de Ondas: Meio a um metrinho de sul/ sudeste

Direção e período: Sul 10s e Leste/Sudeste 8s

Tendência: Momentos finais da ondulação de leste, enquanto encosta um novo pequeno balanço de sul

Destaques: Sol e reação nos picos de sul, enquanto as ondas de leste despencam de vez. Ao longo da enchida da maré (manhã até hora do almoço) um novo balanço de sul/ sudeste proveniente de uma ondulação gerada distante da costa deve trazer uma rápida e pequena reação. Não será nada intenso, mas até parece interessante por entrar limpa e com tempo estável, algo ausente nos últimos fim de semana. De maneira geral, a maioria dos picos deve receber alguma parcela dessas ondas, mas são os picos de sul quem serão os principais beneficiados, tanto pela direção do balanço quanto pelo padrão de ventos. Nestes, as ondas tendem a quebrar com até um metrinho e podem surpreender pelo aproveitamento. Melhor dia desse balanço, e o vento leste/ nordeste deve entrar, nem que seja só no período da tarde, após possíveis momentos de sudeste. Tá valendo!

Sequência: Semana lestada e fraca

A segunda-feira ainda tem um pouco do balanço de sul que entra domingo, especialmente pela manhã. De terça em diante fica osso e deve sobrar só uma valinha lestada de meio metrinho a meio metro na média, com alguns picos já sem condições. O lado bom é que o sol deve seguir predominando, assim como ventos do quadrante norte (mais para noroeste pelas manhãs e nordeste nos finais de tarde).

Longo Prazo

Estamos de olho na possibilidade de um novo ciclone com possível formação entre sexta e domingo. A confirmação ou não deste sistema será o fator chave para definir o padrão do próximo fim de semana, tanto no clima quanto nas ondas. A questão é se dará tempo para que essas possíveis novas ondas cheguem a tempo do fim de semana, ao menos no domingo. Se não tivermos novidades a tendência é ondas fracas.

facebook.com/LDSURF/

fechar