Em SP, a cada cinco carros no trânsito, apenas sete pessoas estão sendo transportadas
Em São Paulo, a cada cinco carros no trânsito, apenas sete pessoas estão sendo transportadas. Saiba o que o car sharing está fazendo sobre isso pelo mundo
Não ajuda muito o trânsito a taxa média de ocupação dos automóveis: 1,4 pessoa por veículo. Isso significa que, no meio daquele engarrafamento todo, a cada cinco carros são transportadas somente sete pessoas. Em vários países do mundo, as iniciativas pública e privada já identificaram o compartilhamento de carros (ou “car sharing”) como tendência. Afinal, carros compartilhados significam menos veículos na rua, menos poluição e mais economia. Conheça algumas iniciativas.
Paris
Espécie de filhote do Vélib (criado em 2007 para aluguel de bicicletas), o Autolib (“automobile” + “liberté”) surgiu em 2011 e compartilha carros elétricos. A iniciativa pegou, e hoje há mil carros e 400 estações de carregamento. Só é preciso um documento de identidade, carteira de habilitação, cartão de crédito e pronto, você escolhe entre um pacote de 10 euros por dia, 15 euros por semana ou 144 euros por ano – você pega o carro em um terminal e devolve em outro.
São Francisco
Há vários serviços de “car sharing” na cidade californiana. Os mais populares são Zipcar, Getaround, City CarShare e Relay Riders, somando 15 mil adeptos. O sucesso é tanto que já existem vagas especiais determinadas por lei para carros compartilhados em prédios residenciais e comerciais.
São Paulo
A Zazcar, primeira empresa de compartilhamento de carros na América Latina, funciona há três anos de maneira similar às concorrentes estrangeiras: ao se inscrever pelo site ou call center, o novo membro tem acesso aos carros nos mais de 50 estacionamentos da Zazcar distribuídos em diversos pontos da cidade. No plano “light”, o mais utilizado pelos clientes, a hora do aluguel custa R$ 19,90 e a diária R$ 159,90. O preço da hora, no entanto, varia dependendo do modelo do carro e do plano escolhido.
Vai lá: www.zazcar.com.br
Amsterdã
Trezentos carros elétricos da empresa Car2go estão nas ruas de Amsterdã para serem compartilhados. O aluguel é pago pela quantidade de minutos de uso, e não precisa ter hora ou lugar específicos para retirada e devolução. Um sistema de leitura de cartão (de membros) foi instalado em cada carro para liberar ou não o aluguel. A Car2go funciona em mais 13 cidades.
Créditos
Imagem principal: Divulgação / Zipcar