Visão da fábrica da Suzano Papel e Celulose em Imperatriz, Maranhão, em julho de 2013
Em abril de 2011, a Suzano Papel e Celulose iniciou, na cidade de Imperatriz - segunda maior do Maranhão e uma das 100 mais populosas do país - a construção de uma das maiores e mais modernas fábricas de celulose do mundo, com capacidade de produção de 1,5 milhão de toneladas de celulose por ano e totalmente autossuficiente em energia.
Ao longo desses dois anos, o projeto, que está previsto para entrar em funcionamento no quarto trimestre deste ano, permitiu que a região recebesse um novo olhar em sua trajetória, por meio da geração de empregos, capacitação profissional, projetos socioambientais e de educação que contribuem com o desenvolvimento socioeconômico do Maranhão.
Mais do que apenas atuar na região, a Suzano quer estimular um desenvolvimento sustentável e inclusivo, pautado nas características e necessidades das comunidades e públicos com os quais se relaciona. Para isso, realiza encontros frequentes com representantes locais, dos quais saem as propostas que dão origem aos projetos de transformação.
Iniciativas que geram valor
No pico da obra, foram gerados aproximadamente 11 mil empregos diretos na fábrica, com 65% de mão de obra local. Em paralelo, foram capacitadas mais de sete mil pessoas para atuarem nos setores de construção civil, montagem industrial, serviços gerais, produção de papel e celulose, manutenção e colheita florestal. Dos fornecedores contratados, mais de 40% são locais.
Alunas do projeto Capacitar no Maranhão
Projetos de Agricultura Comunitária e Extrativismo Sustentável beneficiam centenas de famílias das comunidades de convivência da empresa, contribuindo com o fortalecimento de cadeias de produção e sistemas de agricultura familiar e proporcionando assistência técnica, capacitação e estruturação para a geração de renda e a segurança alimentar.
Na área educacional, inciativas como o Educar e Formar, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, e o Educação é Saúde, beneficiam mais de 45 escolas locais, visando ao fortalecimento da educação pública por meio da formação de professores, combate ao analfabetismo e à defasagem de aprendizado, ao mesmo tempo em que estimulam a conscientização sobre a importância da alimentação e higiene pessoal adequadas.
No município de Imperatriz e arredores foram implantadas, ainda, bibliotecas para o incentivo e promoção da leitura, em parceria com o Instituto Ecofuturo.
Já o Projeto Proteger, em conjunto com diversas entidades locais, visa conscientizar a população sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes no Estado, reforçando a importância do seu combate.
Ações como essas transformam a região, aumentam a inserção social e ajudam no desenvolvimento do Brasil.
Em breve, serão publicadas mais informações sobre alguns dos projetos incentivados pela empresa. Por isso, acompanhe este canal e conheça também o Suzano Blog.