Seriado
Já faz mais de ano que venho reunindo com a documentarista Claudia Marafeli para conversar sobre um documentário que ela quer fazer comigo. Há um tempo, não muito recente, ela me apresentou o Jonas, o Victor e o pessoal da produtora de vídeos Sprit que pretendíamos conquistar o apoio. A partir então, eles se tornaram parceiros e começaram a fazer parte de nossas reuniões acerca do documentário.
A princípio, a idéia era apenas produzir um documentário acerca dos acontecimentos de meu primeiro livro “”Memórias de um Sobrevivente” e depois vendê-lo. Mas, como não havia de ser diferente, as idéias foram se ampliando com a chegada dos novos parceiros. Principalmente após o povo da Sprit ler o livro. Segundo quem entende, o livro já tem cenas bastante cinematográficas. Eu apenas fui lembrando e escrevendo, sinceramente não havia essa preocupação, muito menos essa intenção.
Eu havia conversado recente com uma amiga, a Daniele, que é advogada e trabalhou muito tempo com contratos, artistas e redes de televisão, sobre um fato novo bastante interessante. Há uma lei que entrou em vigor recente, não a li e não sei bem o teor. Mas parece que exige das emissoras de televisão a cabo, uma porcentagem da programação e em horários específicos (até em horário nobre), de material produzido no Brasil. Não vai dar para eles passarem de madrugada, como já fizeram outrora as televisões de sinal aberto, diante regulamentação semelhante. Essa especificação da lei fez com que as emissora a cabo corressem atrás de seriados, filmes e programas nacionais. As produtoras de vídeos e filmes do país estão desafiadas a produzirem e preencherem esse quantum de programação nacional.
Então percebemos que essa é a nossa oportunidade e vez. Acabamos por fazer, efetivamente, um vídeo promocional com todo o equipamento necessário para produzir em alta qualidade, há alguns dias atrás. No princípio do trabalho, pintou uma breve insegurança. Claudia me disse: "Não se preocupe, você teve uma vida cheia de história, rica de aprendizados e estudos; vai ficar ótimo, você vai encantar!" Claro que ela exagera, mas de fato, tive uma vida no mínimo movimentada e cheia de surpresas. Agora já maduro (alguns dizem "velho", impiedosamente), percebo os conhecimentos interiores sobressaindo sobre o físico. Minha pele, meu cabelo, meus olhos já não têm o brilho da juventude. Na mesma medida em que minha capacidade de ser paciente, de parar e escutar as pessoas, de ser amigo, generoso, agir com inteligência e até de ser humano, se aprimoraram sensivelmente.
O "promo", como eles (meus sócios na empreitada) dizem, esta pronto e, segundo eles que possuem a "esperteza" no ramo, esta ótimo. Vamos ainda fazer mais algumas gravações. Nossa intenção agora é captar recursos com esse vídeo promocional para fazermos um seriado com meus três livros autobiográficos. O "As Cegas" (que é o Memórias II) esta nas livrarias, o Memórias III esta na Companhia das Letras para publicar. São mais de mil paginas contando 51 anos de vida. Estamos confiantes e esperançosos: sabemos que temos um bom material nas mãos e vamos dar tudo o que formos capazes para concluir esse projeto com sucesso.
Por mais que se diga o contrário, por mais que a angústia oprima, o preconceito crie obstáculos e as dificuldades se amontoem em nossa frente, o mundo e a vida tem um lugar para cada um de nós, e ainda sobra.
**
Luiz Mendes
02/12/2013.