por Redação

Brasil e Austrália disputam a hegemonia do WQS

Começou pra valer na terça-feira mais uma temporada do Circuito Mundial WQS, World Qualifying Series. E 2003 promete ser um ano especial, com uma disputa particular entre Brasil e Austrália.

Desde que o circuito foi dividido em 1992, os brasileiros faturaram cinco títulos na divisão de acesso para o milionário ASP World Tour (WCT), a elite do esporte, marca que os australianos igualaram no ano passado. Além do empate, Jake Paterson repetiu o feito de Flávio Padaratz, único que havia conquistado o troféu de campeão do WQS duas vezes - 1992 e 1999.

Mas, pelo menos fora da água, o Brasil já largou na frente. As duas etapas de nível 4 estrelas realizadas na Austrália no ano passado não acompanharam o aumento da premiação - de US$ 60 para US$ 75 mil - e foram rebaixadas, valendo menos pontos, enquanto, o evento de Margaret River está confirmado com nível 6 estrelas e continuará oferecendo o máximo de 2.750 pontos.

Já no Brasil serão realizadas as mesmas quatro provas do ano passado. Serão três com 4 estrelas de 1.500 pontos e uma com 6 estrelas de 2.500 pontos. A primeira delas é o tradicional Hang Loose Pro Contest, evento que trouxe o Circuito Mundial de volta para o Brasil em 1986 e que desde 2000 está sendo disputado em Fernando de Noronha.

O carioca Yuri Sodré conquistou um brilhante terceiro lugar na abertura do WQS, encerrado há duas semanas em Sunset Beach, no Havaí. Valeu pelo treino, porque o resultado com certeza não estará na lista dos oito melhores computados no ranking. O evento tinha nível 1 estrela, e o vencedor, Shane Beschen, só marcou 250 pontos. Já no Havaí brasileiro uma vitória vale 1.500 pontos.

Os estrangeiros dominaram o pódio do Hang Loose nos primeiros anos. Mas os brasileiros já ultrapassaram em número de vitórias e ainda não perderam nenhuma em Noronha.

Guilherme Herdy conheceu o arquipélago em 2000 e dominou os tubos da Cacimba do Padre na estréia do evento, numa das ondas mais potentes do país. No ano seguinte as finais rolaram nas lendárias e nervosas esquerdas do Abras, e Fábio Silva escreveu pela segunda vez o seu nome na Galeria dos Campeões do Hang Loose.

Em 2002, a decisão foi novamente na Cacimba, e Victor Ribas ficou com o título graças a um tubão de tirar o fôlego. A viagem é cara, mas vale a pena! Nada como começar a temporada mundial nas melhores ondas do Brasil, com direito a passeios, mergulhos com tartarugas e tubarões. O prazo do campeonato vai até domingo, mas pode ser realizado em apenas dois ou três dias, sobrando bastante tempo para aproveitar as atrações da ilha.

O importante é começar este ano de tira-teima com o pé direito. Os australianos dominam quase tudo no surf mundial. A supremacia só era quebrada pelos brasileiros no WQS.

Agora a disputa está empatada e a Austrália só promoverá um grande evento neste ano, enquanto o Brasil terá um agora no início, outro em junho e mais dois seguidos em outubro.

Façam suas apostas. Por enquanto, o placar está 5 x 5, com títulos de Flávio Padaratz (1992/1999), Victor Ribas (1997), Fábio Gouveia (1998) e Armando Daltro (2000) para o Brasil e Barton Lynch (1993), Shane Powell (1995), Jake Paterson (1996 e 2002) e Mick Fanning (2001) para a Austrália.

A exceção, como não poderia ser diferente, é o norte-americano Kelly Slater, que em 1994 unificou os títulos faturando as duas divisões do circuito mundial, WCT e WQS. 

Notas

Ambiente familiar 

Surfboys Family é uma inédita competição de surfe que acontecerá dias 15 e 16 na Praia de Torres, RS. Pais, mães, filhos, irmãos, primos, tios, estarão competindo, em duplas, em oito categorias.

Sem prestígio

As notícias sobre o Prestige, o petroleiro que afundou no dia 19 de novembro na costa européia, sumiram da mídia, mas os estragos continuam. Das 77 mil toneladas de óleo que afundaram, 25 já estão espalhadas e as restantes continuarão, lentamente, vazando nos próximos 40 anos.

Compras e ação

A exemplo de outros centros de compras, o shopping Aricanduva, SP, e a Plasma inauguram em abril uma área para prática esportiva. O destaque será uma pista de skate com 1.500 m2.

fechar