Logo Trip

SURFE, MENTIRAS E MEDIDAS

'Os brasileiros longe das luzes acompanhavam o show particular de uma bailarina de bunda de fora, enquanto um local chamava o campeão para a briga'

Por Redação

em 21 de setembro de 2005

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

Quem não estivesse no último sábado circulando pela costa californiana, ou bem informado do movimento das ondulações marítimas na região, poderia ser enganado. Principalmente se o inglês não fosse suficientemente bom para perceber os exageros.
O site swell.com amanheceu no domingo passado com a manchete: ‘Ontem apocalipse. Mike Parsons vence Quiksilver Maverick’s Men Who Ride Mountains, campeonato de ondas grandes, no último dia do período de espera’.
A seguir, um extenso texto descreve com a festa de premiação: ‘Os brasileiros longe das luzes acompanhavam o show particular de uma bailarina de bunda de fora, enquanto um local chamava o campeão para a briga, ao som de Pina Colada, repetida pela décima vez’. E segue com justificativas para o diretor da prova não ter realizado o campeonato antes, devido uma partida de golfe, até chegar às baterias, com a participação de um casal praticante de surfe de duplas e fuga de tubarões, terminando com um solene ‘primeiro de abril’.
Criatividade dos editores à parte, mentir está no folclore do surfe. O pescador conta vantagem na volta da pescaria depois da estratégica parada no mercado, o garotão esbanja criatividade nas façanhas sexuais contadas na roda de bar e o surfista raramente se incomoda em aumentar algumas unidades de medidas na hora de lembrar ‘daquele’ mar.
Contribui o fato de que medir ondas sempre foi assunto controverso. Até as siliconadas medidas da Miss Brasil perdem. Medir por trás, pela frente, tirar o lip e a base, em metros ou em pés, sempre deu uma margem de erro que, mesmo o mais omisso com a verdade, podia se sentir minimamente coberto.
No atual estágio que o surfe de ondas grandes se encontra, medir os vagalhões requer trabalho científico. Desde a introdução da propulsão mecânica no esporte, os limites não param de subir.
Na véspera do dia da mentira, os cinco finalistas do XXL, concurso que ofereceu US$ 60 mil para quem surfasse a maior onda da temporada, aguardavam a decisão. Todos haviam sido impulsionados por jet skis. Três deles em Maverick’s, Califórnia, um em Jaws, Maui, e Mike Parsons no pico revelação, Cortes Bank, no meio do Pacífico na costa californiana.
Para a entrega do prêmio foi convocado Greg Noll, lenda viva do big surfe. Aplaudido de pé, quando finalmente pôde falar, lembrou que ninguém desafia ondas com mais de 20 pés por dinheiro. Em seguida anunciou a vitória de Parsons.
O veterano big rider dedicou a vitória aos amigos Todd Chesser, Dannie Salomon e Mark Foo que morreram surfando ondas grandes, e revelou que dividiria o prêmio com o parceiro de surfe e jet ski Brad Gerlach.
Em tempo: a onda vitoriosa foi medida em 66 pés. Mesmo com um seis a menos, a ‘besta’ surfada por Parsons entra para história também por marcar uma mudança no conceito de medição de ondas. Segundo nota publicada na revista Surfer, já que a Califórnia aparentemente abriga as maiores ondas do planeta, foi sugerida uma escala californiana, na qual as ondas serão medidas pela frente, pela proporção surfável, e não por trás, como ‘inexplicavelmente’ funciona na escala havaiana. Faz sentido. A barreira agora passa a ser a dos 70 pés.
Quanto é isso em metros? Divida por 0,33…

NOTAS

MAIS ONDA GRANDE
Assim como o projeto Neptuno fez em Cortes, os brasileiros do grupo de tow-in, Power Surf Team, Romeu Bruno, Eraldo Gueiros, Carlos Burle, Daniel Scaff, Mancusi, Villas Boas, pretendem fincar bandeira em uma onda da Ilha de Páscoa.

WQS
Só deu australiano, de novo. Como havia ocorrido na Gold Coast, outra final caseira em Newcastle, com a vitória de Michael Campbell. Após 12 etapas os brasileiros seguem dominando o ranking com 12 atletas entre os Top 16. Dois australianos e dois franceses, na verdade um brasileiro com cidadania francesa – Eric Rebiere -, completam a lista.

PALAVRAS-CHAVE
COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

LEIA TAMBÉM