Surf fraco no 1º fds de dezembro

por Redação

A situação continua crítica, para desespero geral dos amantes da água salgada

Cadastre-se e receba os boletins sempre quentinhos no seu email: www.ldsurf.com.br

A semana veio dentro do esperado e foi bem fraca de surf, sem destaques. Para este FDS a situação continua crítica, para desespero geral dos amantes da água salgada. Surf que é bom, nada ou quase nada. Deve valer a praia pelo calor e o mormaço, incluindo nebulosidade variável e chuvas no final dos dias, especialmente no domingo.

Passado o FDS, a primavera dá uma acelerada em sua reta final e promete bem mais emoção para os próximos dias, incluindo uma bomba de sul para esta 3a (Raio X completo na Análise do Atlântico, abaixo)! E não é só: nossa bola de cristal já indica a possibilidade do swell n.8, de sul, chegar de 6ª para sábado (dia 10/dez). Ainda não é garantido, mas já é uma ótima sinalização para um FDS bem mais intenso de surf.  Por enquanto, vamos aos detalhes do curto prazo, bem menos animadores.

Sejam bem-vindos, o Liquid Dreams é feito pra você, que tem tremedeira quando sabe que Netuno vai acordar! Ah, como é bom trazer boas notícias...

 

LIQUID DREAMS

Condições predominantes para o litoral de São Paulo

Dia

Tempo

Ventos     

Ondas

Direção e Período

Tendência

 

 

 

 

 

 

SAB

Parcialmente encoberto com calor e mormaço. Risco de chuva leve a partir da tarde, sem grandes volumes

Brisa fraca de sudoeste pela manhã, virando para sudeste ao longo do dia, entre fraco e moderado. No fim do dia tende a soprar uma brisa de leste.

Flat a Meio metrinho     de leste

 

Perda gradativa de intensidade

4

 

dez

Leste

 

8s

 

BEM fraco

 

 

 

 

Destaques

Mais uma vez o sabadão vai ser fraquíssimo a nulo (FLAT!) de ondas, complicado até para uma brincadeira, especialmente agora que as temperaturas já estão mais elevadas e os banhistas aumentam. Dentro deste triste cenário, para quem vai conferir de qualquer forma, o momento mais indicado deve ser a primeira metade do dia. Logo cedo, poucos ventos e maré secando podem proporcionar uma valinha ocasional de meio metrinho nos picos de leste, com no máximo algumas séries um pouquinho maiores nos preferenciais desta direção. Já nos picos de sul, situação crítica, praticamente flat e apenas algumas micro séries bem demoradas. De maneira geral, depois das 10h, a maré enchente pode dar uma forcinha, e se os ventos de sudeste, que não indicam muita intensidade, colaborarem ainda rola uma merrequinha bem fraca e desanimada. Quanto ao tempo, deve ser próximo ao padrão dos últimos dias, com céu nublado e um ou outro momento um pouco mais aberto. Mormaço e calor garantido, com risco de chuva mais pro final do dia.

 

 

 

 

 

 

DOM

Parcialmente encoberto com mais calor e mormaço. Chuva intensa entre a tarde e a noite

Nas 1as horas do dia tende a rolar uma brisa de leste, mas a qualquer momento o sudeste deve entrar rasgando e predominar com moderada a forte intensidade

Flat a Meio metrinho de sudeste, com possíveis maiores no fim do dia

Leste

O mini balanço de leste perde pressão e encosta um MICRO pulso de sul

5

8s

dez

Ainda mais fraco

 

 

 

Sul

 

12 s

 

Microscópico

Destaques

O domingão não promete muito, mantendo o mar com tamanho bem reduzido. Neste dia, temos dois destaques, um positivo e outro negativo. O bom é que ao longo do dia, mais certo à tarde, poderemos receber uma micro casquinha de sul com período bem elevado, na casa de 12/13s. Tem potencial para gerar ondas na casa de meio metro, com possíveis séries maiores nos preferenciais de sul no fim do dia. O destaque negativo, no entanto, pode melar a reação: trata-se do vento sudeste que deve entrar ao longo do dia e pode soprar com moderada a forte intensidade. É um risco real, e aí, mesmo se tivermos algumas ondas, a qualidade seria diretamente prejudicada. Desta forma, o período mais "seguro" seria a manhã, mas também mais fraco. Quanto ao tempo, mais calor e nebulosidade, só que desta vez os ventos citados acima devem intensificar a umidade e trazer chuvas intensas entre a tarde e especialmente à noite.

 

 

 

 

 

 

SEQUÊNCIA:

Chega de marolagem

Na 2a o mar deve começar a subir de sul/ sudeste, quebrando meio a um metrinho e formação ruim a regular em função dos ventos acima da média de sudeste. Esse ainda não é o swell n.7. Na 3a encosta a ondulação de verdade (análise abaixo) e o mar sobe de verdade nos picos de sul, devendo passar de 2m nos preferenciais.  

Tempo: Risco de chuva pesada no domingo

Chegamos a dezembro e o padrão do tempo já está com cara de verão, caracterizado pelas temperaturas mais elevadas e risco diário de pancadas vespertinas/ noturnas. Já não temos mais aquele frio intenso que persistiu até o início de novembro, mas ainda assim uma ou outra frente fria pode avançar, como a que teremos de domingo para segunda. A queda de temperatura não será intensa, mas as chuvas sim. O pior momento deve ser no domingo (maior volume) e também a 2a. Daí em diante tende a esquentar de novo, com nebulosidade variável e segue o risco de chuva isolada e rápida, mas não persistente.

Utilizaremos nosso TWITTER ( @liquidsurf ) para soltar pequenas atualizações ao longo da semana.

 

fechar