Manobras inovadoras em alta velocidade dão título mundial ao brasileiro Gabriel Medina
“Uma das melhores performances da história do surfe competitivo”, palavras de Martin Potter, campeão mundial de surfe em 1989 e precursor das manobras aéreas que provocaram uma grande revisão nos critérios de julgamento, e foram motivadas pelo desempenho de Gabriel Medina na final do Mundial Junior da ISA disputada ontem na Nova Zelândia.
Potter foi comentarista do evento e viu de camarote a vitória do brasileiro na categoria sub-18; tem todo o estofo para o elogio, mas na verdade só engrossou o coro, Medina foi unanimidade. “Surfista do evento” e “super-homem”, pelo desempenho geral e também pela manobra na qual decola segura a prancha a distância e volta pra onda, foram outras formas de reconhecimento atribuídas ao jovem de São Sebastião, SP.
Na final Medina somou incríveis 19,90 pontos em 20 possíveis, descartou um 9,46, e qualquer combinação das suas notas na bateria lhe dariam a vitória. Ele ficou com a medalha de ouro e impediu a que seria uma tripla vitória australiana, campeã na sub-16 e também no feminino.
Como em outras provas organizadas pela International Surfing Association, o Mundial Junior é disputado num formato olímpico, com ranking por nações. A Austrália foi campeã, pela quinta vez consecutiva, seguida por Havaí e Estados Unidos. Devido à mudança na presidência da CBS e à desorganização, o Brasil inscreveu apenas metade do time, e apesar de ter o campeão da principal categoria ficou apenas na 14ª posição, nosso pior resultado em oito edições da competição.
*
Isabel Clark, 31, participaria pela segunda vez nos Winter XGames, que começaram ontem em Aspen, EUA. Atual 14ª colocada no ranking mundial, ela era uma das 16 convidadas para a prova de snowboard cross, mas se contundiu durante os treinos e está fora da competição. Os XGames vão até domingo e serão transmitidos pela ESPN. Para a brasileira restou trocar o que seria um treino de luxo para as Olimpíadas de Inverno, que começam dia 12, pela recuperação física para Vancouver.
MUNDIAL DE SURFE – WQS
Com ondas de mais de 20 pés no Havaí, o Volcom Pipe Pro, cinco estrelas, foi adiado e pode começar hoje. Já em Paracuru, CE, o Maresia Surf International, seis estrelas, está parado desde terça por falta de ondas. Hoje terá início em qualquer condição, serão dois palanques para a prova, com 144 inscritos, terminar até domingo.
DESCIDA DAS ESCADAS
A oitava edição da prova ciclística que desce o Monte Serrat, em Santos, acontece na próxima semana. São 650 metros de percurso, 147 metros de desnível e 417 degraus entre curvas e corredores estreitos.