Logo Trip

Super-homem, impecável

Manobras inovadoras em alta velocidade dão título mundial ao brasileiro Gabriel Medina

Gabriel Medina

Gabriel Medina / Créditos: Divulgação / Quiksilver


Por Carlos Sarli

em 29 de janeiro de 2010

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

 

“Uma das melhores performances da história do surfe competitivo”, palavras de Martin Potter, campeão mundial de surfe em 1989 e precursor das manobras aéreas que provocaram uma grande revisão nos critérios de julgamento, e foram motivadas pelo desempenho de Gabriel Medina na final do Mundial Junior da ISA disputada ontem na Nova Zelândia.

Potter foi comentarista do evento e viu de camarote a vitória do brasileiro na categoria sub-18; tem todo o estofo para o elogio, mas na verdade só engrossou o coro, Medina foi unanimidade. “Surfista do evento” e “super-homem”, pelo desempenho geral e também pela manobra na qual decola segura a prancha a distância e volta pra onda, foram outras formas de reconhecimento atribuídas ao jovem de São Sebastião, SP.

 

Na final Medina somou incríveis 19,90 pontos em 20 possíveis, descartou um 9,46, e qualquer combinação das suas notas na bateria lhe dariam a vitória. Ele ficou com a medalha de ouro e impediu a que seria uma tripla vitória australiana, campeã na sub-16 e também no feminino.

Como em outras provas organizadas pela International Surfing Association, o Mundial Junior é disputado num formato olímpico, com ranking por nações. A Austrália foi campeã, pela quinta vez consecutiva, seguida por Havaí e Estados Unidos. Devido à mudança na presidência da CBS e à desorganização, o Brasil inscreveu apenas metade do time, e apesar de ter o campeão da principal categoria ficou apenas na 14ª posição, nosso pior resultado em oito edições da competição.

 *
Isabel Clark
, 31, participaria pela segunda vez nos Winter XGames, que começaram ontem em Aspen, EUA. Atual 14ª colocada no ranking mundial, ela era uma das 16 convidadas para a prova de snowboard cross, mas se contundiu durante os treinos e está fora da competição. Os XGames vão até domingo e serão transmitidos pela ESPN. Para a brasileira restou trocar o que seria um treino de luxo para as Olimpíadas de Inverno, que começam dia 12, pela recuperação física para Vancouver.

MUNDIAL DE SURFE – WQS
Com ondas de mais de 20 pés no Havaí, o Volcom Pipe Pro, cinco estrelas, foi adiado e pode começar hoje. Já em Paracuru, CE, o Maresia Surf International, seis estrelas, está parado desde terça por falta de ondas. Hoje terá início em qualquer condição, serão dois palanques para a prova, com 144 inscritos, terminar até domingo.
 
DESCIDA DAS ESCADAS
A oitava edição da prova ciclística que desce o Monte Serrat, em Santos, acontece na próxima semana. São 650 metros de percurso, 147 metros de desnível e 417 degraus entre curvas e corredores estreitos.

PALAVRAS-CHAVE
COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

LEIA TAMBÉM