Conheça o game que virou cult entre os fãs da série humorística mexicana
O impagável game Street Chaves já virou cult entre crianças, jovens e adultos que apreciam a série humorística mexicana de maior sucesso de todos os tempos.
O brasileiro Cybergamba não revela seu nome. Tem medo de complicações legais por conta de sua ocupação - criar games. Mas, mesmo com a reclusão, sua mais recente criação virou febre na internet. Trata-se de uma paródia do famoso game de luta Street Fighter.
A versão terceiro-mundista criada por Cybergamba bota os personagens da série Chaves para quebrar o pau até a morte. Dona Florinda solta fogo, Chaves dá voadoras cabulosas, seu Madruga dispara supersônicas séries de socos. Tem também a trilha brasileira do programa e a sonoplastia com os jargões manjados dos personagens.
E a sangueira rola nos cenários que todo o mundo conhece: a vila do Chaves, o restaurante da dona Florinda, a casa do seu Madruga. A boa notícia é que Cybergamba e sua turma do Vale do Paraíba (SP) já estão arquitetando uma nova versão.
O gênio por trás da obra trocou uma idéia, por e-mail, com a TRIP.
TRIP: Por que se mantém em segredo?
Cybergamba: Eu e minha turma, que me ajudou a fazer o jogo, não temos interesse em trabalhar nessa área de jogos. Fazemos tudo apenas por diversão e porque adoramos o Chaves. Queremos nos manter em segredo porque não sabemos se o que fizemos é ilegal.
Como foi fazer o jogo?
Começou com um sonho que eu sempre tive de fazer um game com os personagens do seriado soltando magias, dando supergolpes. Quando comecei a programação, fiz somente o Chaves. Ficou muito legal. Isso me deu força para continuar com outros personagens. Os cenários são montagens que fiz utilizando episódios gravados no computador. Tive que recortar cada pedaço do personagem, tirar o fundo, rotacionar, clarear, escurecer. Foi um trabalho muito difícil. Tudo foi feito à mão.
Tem alguma versão 2.0 do Street Chaves a caminho?
Queremos fazer uma continuação do jogo. Ainda estamos pensando quais serão as modificações. Vamos mudar muita coisa para que não seja só uma versão melhorada do primeiro.
Como você se sente sendo uma celebridade oculta entre os muitos fãs de Chaves e do jogo?
Confesso que nunca imaginei que o Street Chaves faria esse sucesso. Eu pensava que o jogo só iria rodar entre o pessoal que bolou o jogo. Mas já saiu de controle e tem até programas de TV que discutem o game. Me sinto honrado em participar dessa homenagem ao Chespirito. Ele merece.