Logo Trip

South by Southwest

Shows do festival SXSW começam hoje. Veja os destaques de A a Z

SXSW 2011

SXSW 2011


Por Luiz Filipe Tavares

em 15 de março de 2011

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

A cidade de Austin está recebendo desde o dia 11 milhares de turistas que chegam ao Texas para o festival South By Southwest (SXSW), que pode ser considerado o festival mais abrangente da cultura alternativa de todos os Estados Unidos. Com programação de cinema, comédia, teatro, oficinas, shows, palestras e exposições, o evento reúne fanáticos por música e cinema na cidade e transformam Austin no centro do cenário underground americano.

Depois de alguns dias de abertura, o bicho começa mesmo a pegar nesta terça (15), quando começam os grandes eventos de música no festival. Para comemorar o verdadeiro início da festa, selecionamos os 26 maiores destaques do SXSW 2011 de A a Z, só para listar algumas das muitas e quase incontáveis apresentações que integram o calendário oficial do festival, que acontece em diversas locações espalhadas pela cidade. Veja a lista e divirta-se.

Anamanaguchi
Anamanaguchi / Créditos: Divulgação

Anamanaguchi – A banda novaiorquina fez muito barulho no ano passado depois de emplacar várias faixas na trilha sonora do jogo Scott Pilgrim Vs. The World, baseado nos quadrinhos de Brian Lee O’Maley que também viraram filme em 2010. Com uma sonoridade toda de videogame 8 bits, os rapazes do Brooklyn ganharam destaque e estão entre as apresentações mais legais e curiosas do SXSW 2011. 

Bad Brains – As lendas vivas do punk americano continuam na ativa e dão a voz da experiência para  o festival tão acostumado a receber os novos talentos. O quarteto fundado em 1977 foi um dos primeiros grupos de hardcore nos EUA e surpreendeu a todos no fim dos anos 80 tornando-se essencialmente uma formação de Dub. E das boas.

Chainsaw Found Jesus – O filme do diretor novato Spencer Parsons é um curta de 20 minutos totalmente filmado em digital, mas que arrancou muitos elogios em suas primeiras sessões de exibição. O filme gira em torno de um pai procurando um presente para seu filho e mostra os dilemas de criar uma criança à sua imagem e semelhança

Database
Database / Créditos: Divulgação

Database – O mais bem-sucedido projeto brasileiro de música eletrônica da atualidade toca em duas festas diferentes no SXSW. Lucio Morais e Yuri Chix já viraram referência no novo cenário da e-music no mundo e seu trabalho vem sendo reconhecido com aparições em festivais importantes nos Estados Unidos e na Europa

Eli “Paperboy” Reed and The True Loves – O cantor de soul norte-americano tem lugar de honra no SXSW 2011, onde tocará ao lado dos True Lovers. Seu disco Come and Get It, do ano passado, figurou nas listas de melhores álbuns do ano tanto nas publicações de música pop quanto nas de música alternativa, mostrando a todos sua versatilidade e talento impressionante

Fightville – Dirigido por Michael Tucker, de Gunner Palace, o filme lança um olhar sobre as categorias inferiores do vale-tudo (MMA) nos Estados Unidos, mostrando a ascenção dos atletas do país ao topo da categoria que tomou o lugar do boxe como o principal esporte de luta ao redor do mundo, tanto em público quanto em renda para os atletas. Um clássico instantâneo para quem gosta do esporte. 

Graffiti Lounge – Os fãs da street art também tem seu lugar garantido na festa com o WebInk Graffiti Lounge. Lá rolam exposições de video-arte, grafiteiro trabalhando ao vivo, DJs e participações especias de MCs. Um oasis de arte urbana no meio de Austin.

Holger – Mais brasileiros na área com uma das bandes de rock tupiniquins favoritas dos gringos na atualidade. Ao lado do CSS e do Garotas Suecas, os paulistanos tocam em Austin visando se estabelecer como mais uma força no cenário do rock independente sulamericano, que finalmente vem recebendo mais atenção da mídia e do público americano

The Interrupters – Dirigido pelo cultuado documentarista Steve James (Basquete Blues), o filme conta a história de pessoas que combatem a criminalidade em Chicago atuando diretamente em comunidade consideradas violentas e apresenta um panorama relevante para qualquer pessoa que vive em uma grande cidade.

J Mascis (do Dinossaur Jr.)
J Mascis (do Dinossaur Jr.) / Créditos: Reprodução/Wiki

J Mascis – A voz do do Dinossaur Jr. está lançando neste mês o seu terceiro disco solo de estúdio, Several Shades of Why, um dos fortes candidatos a melhor disco do ano. Se afastando um pouco da sonoridade que manteve no seu projeto J Mascis & The Fog, o guitarrista parte para um som mais intimista, mas sem perder a garra que o consagrou como um dos grandes riffeiros do rock alternativo americano.

Klaxons – Brilhando no line-up, os britânicos farão um dos shows mais disputados do South By Southwest 2011. Ainda em turnê de divulgação do seu disco Surfing The Void, do ano passado, os precursores da explosão new rave são uma das principais atrações do longo fim de semana de shows em Austin. 

Lucy And The Popsonics – Mais um dos muitos brasileiros convocados para o festival, a dupla tornada quarteto finalmente ganha espaço em um festival internacional de prestígio. Depois de correr o circuito de festivais independentes do Brasil, chegou a vez da Terra do Tio Sam conhecer o som danççante e contagiante do grupo tupiniquim.

 

 

 

 

Man & Machine: A Naked Robotic Love Story  O documentário conta a louca, louca história de Godfried-Willem Raes, o músico belga que construiu para si uma orquestra robótica nudista em plenos anos 70, tornando-se um dos mais inventivos e geniais compositores avant-garde de sua época. O trailer fala por si só. Veja acima.

Noah and The Whale – A banda ainda não tem tanta estrada assim, mas já parecem veteranos de duas décadas quando estão em estúdio. Com um novo álbum recém-lançado e toda uma turnê mundial pela frente, o quarteto inglês chega a Austin com status de maior nome do folk alternativo da Grã-Bretanha.

Omar Rodriguez Lopez Group – Omar Rodriguez é um ex-At The Drive-In, cabeça pensante do Mars Volta, co-criador do De Facto e um dos três guitarrista mais inventivos de sua geração, no mínimo empatado em pontos com John Frusciante e Tom Morello. Com um currículo desses, não precisa nem de outro motivo para dizer que o show do ORLG é imperdível.

Parachute Kids – O singelo curta documentário de Allen E. Ho fala sobre a vida de jovens orientais que moram nos EUA enquanto a família trabalha na Ásia. Através dos olhos do jovem Kelvin, conheceremos um pouco da vida desse grupo e nos aproximamos da realidade de tantos jovens que tem de aprender desde cedo a se virarem sozinhos. 

 


Queens of the Stone Age – Josh Homme e companhia tomarão de assalto o festival depois de se ausentar nas últimas edições. Nesta semana mesmo o frontman da banda disse que o Queens está se preparando para voltar ao estúdio e gravar o sucessor de Era Vulgaris. Lentamente já sinto meus ouvidos zumbindo antes mesmo deles gravares o novo álbum. Sempre um show imperdível.

Red Riding Hood – A famosa história da Chapeuzinho Vermelho ganhou uma assustadora versão revisitada e já é um dos filmes mais aguardados do ano. Com a pré-estreia no SXSW, já vamos ter uma ideia sobre o que podemos esperar sobre o novo filme de Catherine Hardwicke, de Os Reis de Dogtown, Crepúsculo e Aos Treze

The Strokes – A banda que um dia foi chamada de “salvação do rock” está de volta e às vésperas do lançamento de seu quarto álbum de estúdio, que fez a alegria das redes sociais depois de vazar nesta semana. Julian Casablancas e companhia farão o show que espera maior público no festival e já prometeram não decepcionar sua legião de fãs apaixonados.

Thiago Pethit e Tiê
Thiago Pethit e Tiê / Créditos: Reprodução

Thiago Pethit e Tiê – Duas revelações da música brasileira dos últimos anos se apresentarão no festival. De um lado, o vozeirão da cantora Tiê; Do outro, o talento de arranjador de Thiago Pethit, ambos representando o que há de melhor na MPB nacional dos anos 2010. 

Urban Technology on the Dark Side – Uma palestra que aponta os caminhos da tecnologia de proteção e gestão de pessoas nas grandes cidades, mostrando os perigos de uma sociedade vigiada e falando sobre a evolução das tecnologias necessárias para elevar o padrão de vida dos moradores das metrópoles.

Vanaprasta – Os californianos são a grande revelação roqueira do ano passado, sendo elogiada em todas as grandes publicações alternativas do país por seu EP de estréia, Forming The Shape. Agora, o quinteto assume posição de destaque no SXSW com seu som único de fusão de rock experimental e soul tradicional 

Where Soldiers Come From – Documentário que conta a história de um grupo de amigos de infância americanos que veem seus futurs serem separados e novamente unidos pela guerra. Com relatos emocionantes, o filme mostra o processo de recrutamento dos Estados Unidos e revela como uma guerra num lugar tão distante pode ainda assim trazer consequências severas para as vidas das pessoas nos EUA. 

Ximena Sariñana
Ximena Sariñana / Créditos: Divulgação

Ximena Sariñana – A cantora uruguaia está a anos construindo sua reputação internacional. Depois de diversas turnês, Sariñana chega ao SXSW 2011 com status de maior cantora pop de seu país, levando as cores da bandeira do Uruguai para os palcos da cidade de Austin

Your Baby Is Ugly: Evaluating Your Film Honestly – O seminário presidido por Nicholas Baisely, da Film Snobbery, ensina diretores e roteiristas a avaliar suas próprias falhas nas produções de seus filmes. A palestre ensinará os diretores novatos a analisar os pontos fracos de sua produção com um olhar de quem está de fora, respeitando as diferenças individuais de cada cineasta.

Zefirina Bomba – Hardcore-noise-coco-groove da Paraíba que finalmente, depois de anos quebrando tudo no cenário rock do Brasil, recebe seu lugar ao sol no mais plural dos festivais dos EUA. 

 

 

PALAVRAS-CHAVE
COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon