Logo Trip

Soprando a fumaça

Por Redação

em 21 de setembro de 2005

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

O Ministério da Saúde deve investir R$ 11 milhões em um programa de controle do tabagismo e de outros fatores que causam câncer. O projeto será feito por meio de convênios com os governos estaduais. Entre os pontos básicos do programa, segundo o Ministério da Saúde, estão a aprovação da lei que restringe a propaganda de tabaco e a portaria que limita os índices de alcatrão, monóxido de carbono e nicotina nos cigarros brasileiros.
As ações que ficarão sob a responsabilidade dos Estados são a capacitação de pessoal nos municípios, a implantação da campanha contra o tabagismo em 5.000 escolas, a criação de uma rede nacional de informações sobre fatores de risco de câncer e a realização de uma pesquisa sobre a exposição da população ao risco.
O Estado de São Paulo receberá do governo federal R$ 626 mil. São recursos que vêm para podermos continuar nossas ações, afirmou José da Silva Guedes, secretário estadual da Saúde.
De acordo com dados do ministério, surgem 300 mil novos casos de câncer no país a cada ano. Desses, 30% são causados por questões ambientais -radiações solares, contaminação por agrotóxicos e cigarros.

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

LEIA TAMBÉM