Somos o que achamos ser?

por Luiz Alberto Mendes

 

Ser ou não ser

 

Um homem é aquilo que ele acha que é? Ou seja; temos um critério para saber quem somos que pode ter alguma chance de estar correto? Alguém acredita nessa possibilidade? Algum psicólogo, filósofo ou iluminado tem uma teoria para isso? Deve haver e muitos. Talvez até o Google responda isso.

De minha parte começo questionando as capacitações humanas para tal desiderato. É tão pouco o que sabemos e esse pouco só nos deixa espantados com o que nos cerca ou nos permeia. Ao microcosmo as coisas tornaram-se tão infinitas quanto ao macrocosmo. E tudo se torna tão infinitamente complexo em se tratando de vidas...

Vamos abordar a questão por outro lado: Não sei por que, mas depois de tantos anos e dificuldades vividas, não tenho condições de achar coisa alguma. Dificilmente me enganaria quanto a mim mesmo. Aqui dentro de mim sei bem quem sou. E não tenho receio algum em ser como sou. Bem poderia ser melhor. Não é nada lisonjeiro o que sei de mim. Mas tem seus pontos que considero bastante interessantes.

Creio que sim, temos uma ideia sobre nós. Embora seja pálida, incompleta e possa ser completamente equivocada. Mas é a mais legítima informação que se tem sobre nós. Ninguém sabe mais sobre nós do que nós mesmos. Não adianta.

                                         **

Luiz Mendes

20/04/2012.

fechar