Escritores e Leitores
1) Escritor é aquela pessoa que acaba por inventar o que esta faltando, o que, no contexto, vai fazer todo o sentido. Escritor é aquele que busca dar um ou mais sentidos a tudo que lhe parece vazio de significados.
2) Escrever é bem dar vida a algo que devia estar mas que não esta e que é preciso dar resposta na criação, inventando através de 'lógicas imaginativas', se é que isso seja possível.
3) Poucas pessoas escrevem sobre prisão, abandono, desespero e dor como busco escrever porque acredito que sei exatamente, por conta da extrema vivência, o que existe por trás e por dentro de cada um desses conceitos.
4) Escrever é algo para se fazer totalmente ou deixar de fazer para sempre. O que emerge do texto e perdura na alma de quem lê, é a força, a incrível energia de suas palavras adequadas à profundidade de sua personalidade e sua densidade emocional. O escritor nunca é linear, antes ele é complexo, misterioso e vive pensativo.
5) Escrever e ler se completam. O escritor vai com sua parte, os ingredientes; o leitor com seu fogo. Desse encontro nasce a porção mágica do conhecimento. Leitor e escritor levantam a ponta da cortina e espiam; e de tão apaixonados pelo que vêm, ultrapassam suas inquietações.
6) Escrevo porque para mim falar é pouco e sufocaria se não pudesse dizer.
7) Ler é abrir-se à curiosidade selvagem da ignorância. Ler sozinho é abandonar-se ao conhecimento do livro ou da realidade que nos é dada. Ler acompanhado é defender o que se entendeu, discordar e pensar no entendimento e na discordância do outro; ou seja enriquecer-se.
8) Ler e escrever quase todos já o fazem. O importante agora é compreender o que se lê em relação ao mundo em que se vive e agir em consequência.
**
Luiz Mendes