Trip / Surf / Surf

por Ana Luisa Abdalla
Trip #248

Três brasileiros que mudaram o surf de ondas gigantes ganham série sobre sua história.

Com um episódio em formato de filme documentário e outros dez mais curtos, a série Mad Dogs, que estreia este mês no Off, narra como três baianos foram pioneiros em pegar as ondas gigantes de Jaws, em Maui, sem a ajuda de jet skis ou qualquer outro equipamento.

Danilo Couto, Marcio Freire e Yuri Soledade chamaram a atenção ao serem pioneiros em remada nessas ondas num momento em que o tow-in dominava. Por entrarem no mar somente com paixão, sem coletes e sem resgate, eles acabaram ganhando da comunidade de Maui o apelido que dá nome à série, “cachorros loucos” em inglês.

Em 2011, Danilo encarou uma onda de 55 pés, na época a maior já remada, vencendo o Billabong XXL Big Wave Awards. “É raro no surf uma história como essa, feita por caras que não tinham patrocínio, que tinham que trabalhar o dia inteiro”, diz o diretor Roberto Studart.

O grupo também teve problemas de patrocínio, boicotes e exclusão de campeonatos. “A série vai além de mostrar só o lado bom do surf”, afirma o diretor.

Mad Dogs foi filmada durante 57 dias, no Havaí, e conta com entrevistas de grandes nomes do surf, além de muito material de arquivo, para traçar essa história, desde o final dos anos 90. “As imagens estão incríveis, fomos gravar com muitos equipamentos, câmeras espalhadas por todos os cantos. Só não tinha helicóptero”, diz Roberto.

A possibilidade de uma segunda temporada não foi descartada pelo diretor. “Eles ainda estão surfando, isso é só uma parte de uma história que ainda está sendo escrita.”



fechar