SERÁ UMA MULHER?
Por Redação
em 21 de setembro de 2005
Certas perguntas são formuladas com o claro objetivo de levantar discussões. Será o melhor surfista de Pipeline um bodyboarder? Estará Kelly Slater fora de forma para não voltar ao Tour este ano? Aos 35 anos, Mark Occhilupo terá alguma chance de disputar o título?
A primeira questão foi levantada quando Mike Stewart decolava com sua pranchinha de espuma em ondas de 15 pés acabando por inspirar os surfistas de pé e garantir o respeito e a admiração deles. Na mesma praia havaiana Slater deu sua resposta ao vencer, participando como convidado, da última e mais esperada etapa do Tour 99. Pegando tubos para os dois lados e dando aéreos com helicópteros, ele mostrou que não volta porque não quer. Já Occy, em recentes entrevistas, diz contrariando o que muitos acreditam; que sua dose de entusiasmo não acabou por ter alcançado o título, e que vai brigar pelo bicampeonato.
O ASP World Championship Tour (WCT) 2000, teve início esta semana na Austrália. Para nós brasileiros duas perguntas engordam o questionário. Quem e quando teremos um campeão mundial de surfe? A essas, acrescentando uma terceira: será o primeiro campeão mundial brasileiro uma mulher?
O Billabong Pro começou com condições regulares de ondas. Da praia base, Burleigh Heads, o evento já foi transferido para Snnaper Rocks e voltou. Ontem o masculino estava na terceira fase quando foi interrompido graças ao vento que comprometeu a formação das ondas.
As mudanças implantadas este ano, vistas com bons olhos pelos competidores, já evidenciam que irão exigir adaptação dos atletas. Peterson Rosa, disputando a primeira bateria de ontem, machucou a mão ao ser rebocado pelo jet ski de volta para atrás da arrebentação. A prova foi interrompida para seu atendimento, mas seu desempenho foi comprometido, acabando por ser eliminado por Shea Lopez.
O auxílio do jet ski aos competidores dá mais dinâmica e torna a competição mais atraente. Ninguém quer ficar assistindo os competidores remando na arrebentação. Nesse sentido, outra mudança, ainda mais bem vinda, é a de critérios de julgamento. Os juizes devem recompensar o tipo de surfe que o público quer ver. Ou seja, manobras fortes nas partes críticas das ondas, em vez de valorizar a extensão da onda surfada. É o fim do ‘biro-biro’ arrastado até a areia.
O Tour deste ano está começando bem e promete ser o mais disputado dos últimos anos. Não existe um favorito e vários são os candidatos ao título, entre eles alguns brasileiros, o que faz voltar à pergunta.
A cearense Tita Tavares, 25, já está na semifinal do Billabong. Contra a tetracampeã mundial, Lisa Andersen, ela disputa, hoje, se o mar ajudar, a vaga na final. Em seu primeiro ano no Tour, a humilde Tita se adaptou bem e terminou em quinto entre as 15 melhores do mundo. Mais experiente e com a determinação com que saiu da favela do Titanzinho para correr o mundo, se a pergunta fosse de múltipla escolha, seu nome mereceria um ‘x’.
NOTAS
PÁRA-QUEDISMO
Com duração de uma semana o Campeonato Brasil 500 anos reúne equipes latino-americanas e vai até sábado na Ilha de Itaparica, Bahia. Organizado pela Confederação Brasileira, está sendo disputado em três modalidades: precisão de aterragem, trabalho relativo de velame e estrela de velocidade de quatro.
WINDSURFE
Também em homenagem ao descobrimento do Brasil, sete velejadores brasileiros – equipe ZipNet / Flamengo – estarão participando da TransAtlantic Windsurf Race, com largada no próximo sábado de Algarve, Portugal. Em aproximadamente 20 dias os competidores cobrirão sete mil quilômetros até a chegada em Fortaleza.
BIG SURFE
O californiano Darryl Flea foi o vencedor do Quiksilver Men Who Ride Mountain, realizado no último dia três nas gigantes e geladas ondas de Maverick’s, Santa Cruz, EUA. Flea embolsou US$ 30 mil e virou celebridade local.
LEIA TAMBÉM
MAIS LIDAS
-
Trip
Bruce Springsteen “mata o pai” e vai ao cinema
-
Trip
O que a cannabis pode fazer pelo Alzheimer?
-
Trip
Entrevista com Rodrigo Pimentel nas Páginas Negras
-
Trip
5 artistas que o brasileiro ama odiar
-
Trip
Um dedo de discórdia
-
Trip
A ressurreição de Grilo
-
Trip
A primeira entrevista do traficante Marcinho VP em Bangu