Sem Defesa
Por Redação
em 21 de setembro de 2005
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos entrou em setembro deste ano com uma ação contra a indústria de tabaco a fim de recuperar bilhões de dólares gastos pelo governo federal nos últimos 45 anos no tratamento médico de pessoas com doenças causadas pelo cigarro. Segundo a secretária de Justiça, Janet Reno, os gastos com o tratamento desses doentes passam de US$ 20 bilhões por ano. Ela disse também que por ano morrem 400 mil pessoas nos Estados Unidos de doenças relacionadas ao fumo.
Essa ação é independente do acordo feito ano passado entre 46 estados americanos e a indústria do cigarro, que prevê que até 2025 os fabricantes de cigarro paguem US$ 246 bilhões, reembolsando gastos com tratamento de ex-fumantes custeados pelos estados.
A ação federal é a maior batalha judicial enfrentada por companhias do ramo, que nos últimos três anos vêm buscando brechas para evitar se tornar alvo de processos milionários. O governo americano acusa a indústria fumageira de conspirar desde os anos 50 promovendo campanhas tendenciosas, como a que atestava que a nicotina não viciava, e de negar que voltavam suas campanhas também para as crianças. Enquanto isso, o Brasil estuda a possibilidade de abrir um processo na Justiça americana contra as empresas fabricantes de cigarro. Antes porém, o governo brasileiro vai esperar o resultado de ações semelhantes apresentadas por outros países da América Latina.
LEIA TAMBÉM
MAIS LIDAS
-
Trip
Bruce Springsteen “mata o pai” e vai ao cinema
-
Trip
O que a cannabis pode fazer pelo Alzheimer?
-
Trip
Entrevista com Rodrigo Pimentel nas Páginas Negras
-
Trip
5 artistas que o brasileiro ama odiar
-
Trip
Um dedo de discórdia
-
Trip
A primeira entrevista do traficante Marcinho VP em Bangu
-
Trip
A ressurreição de Grilo