Logo Trip

SELEÇÃO NATURAL

Começa nos EUA a olimpíada dos esportes ditos não-covencionais, o X-Games

Por Redação

em 21 de setembro de 2005

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

Começa nesta quinta-feira, dia 16, na Filadélfia (EUA), mais uma etapa do já tradicional X-Games – aclamada olimpíada dos esportes ditos ‘não convencionais’, ou X-sports fazendo alusão ao batido termo ‘extreme’. Mas o que vale é o contexto deste que é apontado por muitos como chave na estruturação desse segmento, registrando grande contribuição principalmente no decorrer da década de 90.
Os X-Games foram a primeira experiência bem-sucedida de X-sports na TV, não só pela estrutura ímpar – até então nunca experimentada com esportes de grande apelo plástico e visual-, mas também pela feliz associação entre uma emissora a cabo focada em esportes (ESPN) e a vital necessidade de diferenciação. Fórmula decisiva para o estabelecimento do mais importante evento do mundo nesse segmento.
Para os brasileiros, desde sua versão tupiniquim, no início da década, foram muitas conquistas, recordes e revelações. Para o esporte em geral, o ganho foi enorme. Para ter idéia, ano passado, o ícone do skate Tony Hawk concluiu no X-Games o Hawk 900 – aéreo em que decola da rampa, gira 900 graus e volta. Ninguém fora o próprio conseguiu repeti-la.
Foi nessa competição que apareceu para o mundo a brasileira Fabíola Silva, campeã mundial e imbatível no patins in line. Consagrada, Fabíola hoje mora nos EUA e, além de competir, cede sua imagem para produtos relacionados ao esporte.
O X-Games mantém seu formato original, com skate, bike e patins acomodados numa grande área carregada de obstáculos de última geração. O que mudou foi a representatividade desses esportes no contexto geral.
O astro dessa olimpíada não-convencional é o skate. Natural para o esporte que mais cresce no mundo ditando a tendência das manobras para os outros boardsports como o surf, o snow e o wake.
São sete brasileiros entre os 60 convidados. Os atuais campeões mundiais de vertical e street, respectivamente Bob Burnquist e Carlos ‘Piolho’ de Andrade, acompanhados pelos vert riders Sandro ‘Mineiro’ Dias e Lincoln Ueda. No street a lista se estende ainda para Rodolfo Ramos, o ‘Gugu’, vencedor do último Crail World Cup – a etapa brasileira do circuito mundial WCS – e o pentacampeão brasileiro Rodil ‘Ferrugem’, além de Wolnei dos Santos.
O número é razoável, mas pequeno se comparado à quantidade e ao nível de nossos competidores. Nesse ponto, o skate brasileiro ainda precisa evoluir sua estrutura para que mais atletas possam competir lá fora bancados de preferência pelos patrocinadores locais, garantindo assim as vagas que merecem.
Um bom exemplo é Wolnei dos Santos, que não precisou morar fora para figurar pela segunda vez na lista de convidados. Competiu este ano na Europa, foi um dos nossos maiores destaques e contabilizou US$ 20 mil com três pódios nos eventos que disputou. Resultado da evolução de seu skate, da performance competitiva e do suporte de seus patrocinadores.
Atualmente é cada vez maior o número de campeonatos seletivos. Mantendo sua freqüência no cenário internacional, certamente aparecerão muitos outros convites.
Nossa torcida é para que saiam da ‘toca’ os vários ‘wolneis’ que aí estão, escancarando ainda mais as portas do skate mundial. E boa sorte para os nossos já não tão poucos, mas muito bons, representantes.

NOTAS

SUPER SURF
Com tamanho, mas sem formação. Assim terminou a 4ª etapa do Circuito Brasileiro em Pernambuco. O paulista Odirlei Coutinho venceu e subiu para 5º no ranking brasileiro, liderado por Tânio Barreto. No feminino, a carioca Andréa Lopes venceu e segue líder no ranking. Faltam duas etapas, a próxima será realizada entre os dias 12 e 16 de setembro na Prainha, RJ.

DOWN RIO
Acontece neste fim-de-semana no alto do Corcovado, RJ, o Red Bull Down Rio 2001. O maior evento envolvendo street luge e skate na modalidade speed já realizado por aqui. Estarão presentes os melhores atletas, entre eles o francês Manu Atuna, número um do mundo no skate de velocidade.

PALAVRAS-CHAVE
COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

LEIA TAMBÉM