Logo Trip

Se correr, o bicho pega

Corrida faz mal à saúde? TRIP esclarece

Por Redação

em 21 de setembro de 2005

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon


 Para elucidar o dilema, conversamos com Turíbio Leite, coordenador do Centro de Medicina da Atividade Física e do Esporte, da Escola Paulista de Medicina


 


TRIP O que é melhor: correr ou caminhar?
TURIBIO A corrida faz tão bem quanto a caminhada. Mas correr condiciona melhor que andar – proporciona maior gasto calórico e é um estímulo mais efetivo para o coração. Apesar disso, correr é um esporte para quem já tem algum condicionamento físico – não é legal uma pessoa sedentária sair correndo por aí. É preciso respeitar seu limite, caso contrário a saúde será prejudicada.
TRIP E como saber qual é o limite?
TURIBIO O limite é o seu conforto – sem dor. Respeite os sinais do seu corpo: cansaço e impacto nas articulações, nos joelhos e nos tendões.  
TRIP E correr maratona, fazer esportes de resistência, envelhece
TURIBIO Um corredor de maratona já está ultrapassando os limites só por ser maratonista. Ele está buscando performance e não a saúde. O curioso é que entre os 30 e 40 anos, com uma bagagem de treinamento, o organismo adquire benefícios com uma reserva de energia maior aumentando a tolerância física. Nessa faixa etária, o coração está no auge da função, colaborando para uma melhor performance. O exercício físico pode desacelerar o envelhecimento, se respeitada a dose adequada. Como a corrida é um esporte de alto impacto, ocorre uma superprodução de radicais livres – responsáveis pelo envelhecimento. Quanto maior a intensidade da corrida, maior a produção de radicais livres. Isso vale para qualquer outro esporte.
TRIP E como se deve correr?
TURIBIO Comece andando e, num processo de evolução, intercale corrida com caminhada. Faça da corrida um exercício prazeroso, procure um local arborizado para respirar ar puro. Inicie correndo 20 minutos, três vezes por semana. Aumente 5 minutos por semana, até atingir os 60 minutos. O ideal é não ultrapassar esse tempo – pode trazer contra-indicações. Quanto mais macio for o piso, melhor. Grama é o mais indicado. Evite muita subida e descida, procure lugares planos. Use tênis com capacidade de amortecimento, modelo corrida, e observe o desgaste da sola. É legal trocar a cada três meses. É essencial fazer alongamento antes e depois e ingerir muito líquido durante a prática.

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

LEIA TAMBÉM