Por Redação
em 21 de setembro de 2005
É o nome do novo modelo de roda da The Firm, patrocinadora de Bob Burnquist, 24, o atual campeão mundial de skate na modalidade vertical. 54 mm é o tamanho da roda. Seguindo uma estratégia de mercado nos Estados Unidos, vem estampada com o mesmo brasão que encontramos nas camisetas da nossa seleção de futebol.
Pouca gente sabe mas, em 1998, no exato dia em que a maioria dos brasileiros estava lamentando a perda da Copa do Mundo, dois atletas subiam ao lugar mais alto do pódio em Lausanne, Suíça, para comemorar a conquista de uma das etapas mais importantes do Circuito Mundial de Skate. Por coincidência ou não, estes dois atletas usavam a mesma camisa que nossos jogadores de futebol naquele fatídico dia vestiam no Estade de France.
E, com todos os méritos, dois anos depois, estes dois skatistas conquistam o título mundial de skate nas categorias street e vertical. Carlos de Andrade, o ‘Piolho’, e Bob Burnquist agora são representantes máximo de um dos esportes que mais cresce em todo o mundo.
Resultado do talento aliado a estratégia, nada mais justo para quem conseguiu enxergar no mercado norte-americano o diferencial de ser brasileiro. Poucas vezes – ou nenhuma – percebeu-se na história esportiva mundial algum tipo de sinergia aliando os Estados Unidos com algum outro país.
E é isso que ocorre com o skate. Não é por acaso que encontramos a bandeira nacional estampada na sola do modelo de tênis assinado pelo Bob, e produzido por uma das maiores empresas de tênis especializados do mundo. Exemplos recentes como este encontramos em fartura e poderíamos citar vários outros.
Vale a pena falar sobre dois deles que exemplificam o potencial de exportação de nossos skatistas. Rodrigo Arruda Teixeira, no ano passado, com 15 anos, chegou como amador para competir nas etapas européias do circuito: ganhou em Praga, adquiriu 3 patrocínios gringos expressivos, mudou o sobrenome para Rodrigo ‘TX’ visando melhor leitura e agora já é mais um produto consagrado ‘made in brazil’ na América.
Fabrício ‘Cara de Sapo’ Santos chegou como desconhecido este ano na Europa, arrebentou e se transformou no Fabrizio ‘Frog Face’. Atualmente está escolhendo seus novos patrocinadores, é matéria de capa com 6 páginas da revista Trasher edição dezembro 2000 – considerada por muitos como a ‘Bíblia do Skate’ – e se prepara para ser mais um ‘superstar’ na América.
Bob e Piolho já são nomes consagrados para quem conhece um pouco de skate. O prazer de quem cobre o esporte é ver essa molecada surgindo às pencas e conquistando o mercado norte-americano sob todas as bênçãos. Ponto para eles, e ponto para o Brasil, que já não faz mais tantos gols, mas vem acertando suas manobras como nunca!
LEIA TAMBÉM
MAIS LIDAS
-
Trip
Bruce Springsteen “mata o pai” e vai ao cinema
-
Trip
O que a cannabis pode fazer pelo Alzheimer?
-
Trip
Entrevista com Rodrigo Pimentel nas Páginas Negras
-
Trip
5 artistas que o brasileiro ama odiar
-
Trip
Um dedo de discórdia
-
Trip
A ressurreição de Grilo
-
Trip
A primeira entrevista do traficante Marcinho VP em Bangu