Um top 10 com as grandes soluções da biomimética
Um top 10 com as grandes soluções da biomimética - a ciência de observar a natureza e aplicar sua inteligência ao nosso dia a dia
“Vivemos rodeados de gênios.” A frase é de uma autoproclamada “nerd da natureza”, a escritora Janine Benyus, principal divulgadora da biomimética. Janine não se refere exatamente aos privilegiados representantes da espécie humana, mas a outras formas de vida – às vezes, com aparência bem mais simples. Os estudos da escritora e conferencista, fundadora do Instituto de Biomimética sediado no estado de Montana (EUA), são baseados numa constatação: plantas, animais e micróbios vêm se aperfeiçoando há 3,8 bilhões de anos, desde o surgimento da primeira bactéria, e, portanto, estão mais do que experientes em resolver os grandes desafios da vida – como reciclagem, coexistência e produção de energia limpa, por exemplo.
O que a biomimética (que, literalmente, significa “imitação da vida”) faz é estudar esses padrões mais do que testados e aplicá-los em diferentes áreas do nosso cotidiano – engenharia, medicina, informática, design ou arquitetura [leia a entrevista de Janine à Trip na edição 202]. “Fazendo as coisas da maneira da natureza, temos a possibilidade de mudar a forma pela qual produzimos alimentos, fabricamos produtos, aproveitamos energia, curamo-nos, armazenamos informações e administramos nossos negócios”, afirma a autora no seu livro mais clássico, Biomimética – Inovação inspirada pela natureza (editora Cultrix).
“Quanto mais o nosso mundo se parecer com a natureza, mais probabilidade teremos de ser aceitos neste lar que não é só nosso”
Evidentemente, a ideia de aprender com os outros seres vivos não é nova. “A biomimética como disciplina existe há pouco tempo, mas o homem sempre teve a natureza como inspiração. A primeira casa de barro na África provavelmente é uma cópia dos ninhos dos pássaros”, afirma o diretor da agência carioca de design Tátil, Fred Gelli. A diferença em relação aos nossos antepassados é a complexidade da observação. “O que se procura hoje não é simplesmente imitar a forma de um ser vivo, mas analisar seus processos numa escala micro”, explica o arquiteto croata Marko Brajovic, que utiliza princípios da biomimética em seus projetos. “Você não vai desenhar o teto de uma casa em formato de folha, mas utilizar os mecanismos que a levam a ser impermeável.”
Num momento em que a crise ambiental avança no planeta, a biomimética e suas soluções sustentáveis podem ser a chave para a sobrevivência do ser humano como espécie. “Quanto mais o nosso mundo se parecer com a natureza e funcionar como ela, mais probabilidade teremos de ser aceitos neste lar que não é só nosso”, diz Janine.
“O que procuramos hoje não é apenas imitar um ser vivo, mas analisar seus processos numa escala micro”
Com a ajuda de Fred Gelli, Ines Francke (gerente de ciência e tecnologia da Natura) e Jorge Lopes (pesquisador do Núcleo de Experimentação Tridimensional da PUC-Rio), fizemos uma lista exclusiva de dez criações humanas inspiradas pela natureza. Confira nas próximas páginas.