Por Redação
em 15 de fevereiro de 2008
A remuneração do surfista profissional sempre foi assunto controverso. A indústria fatura na casa dos dez dígitos desde a década passada, grandes marcas de outros setores passaram a cobiçar o esporte, mas parece até que pela boa vida que levam, praia, sol e boa companhia, os surfistas não mereçam melhor reconhecimento em patrocínios e prêmios.
O total da premiação de cada uma das 11 etapas do WCT deste ano, US$ 320 mil, é o prêmio para o campeão da etapa mais chinfrim do PGA Tour, o mundial de golfe. Mas esse abismo está diminuindo ou, ao menos, pontes vão sendo arquitetadas.
Segundo a revista americana “ESPN”, Tiger Woods, a pedido do seu patrocinador, a Nike, ligou para o campeão do WQS, Jordy Smith, para convencê-lo a integrar a equipe. O apelo do número um do golfe não comoveu o promissor estreante do WCT, que acabou deixando a Billabong por um contrato com a O’neill que, dizem, está entre os cinco maiores da história do surfe.
Deve ser um bocado de grana para quem acaba de completar 20 anos – no mesmo dia 11 que seu maior ídolo, Kelly Slater, fazia 36 – e que ainda não foi devidamente testado na elite.
Nascido em Durban, África do Sul, Smith foi campeão Junior em 2006 e ganhou o WQS de 2007 estabelecendo novo recorde: 14.575 pontos. Ele também venceu o ISA World Surfing Games e, como convidado, na etapa do WCT em Sunset, Havaí, desbancou os campeões mundiais Andy Irons e Mick Fanning e ficou em segundo na prova. “Você cresce vendo os caras em vídeos e tentando surfar como eles e, de repente, está na final com eles.”
Na mesma batida, de prestígio e expectativa, vem Dane Reynolds, 22, o segundo colocado no ranking de acesso. Californiano de Ventura Beach, Reynolds “pertence” à Quiksilver desde os 16 anos e é tido por especialistas, como Irons, como o melhor free surfer da atualidade.
De fato os dois “rookies” (novatos) impressionam pelo surfe progressivo e em ondas pesadas. Características que apesar de o Brasil ser o maior campeão do WQS, oito títulos, nunca estiveram entre as principais qualidades de nossos campeões. Daí nenhum ter chegado com essa moral e muito menos com essa grana à elite.
NORONHA CINCO ESTRELAS
Começou terça-feira a primeira etapa “Prime” do WQS. A 25ª edição do Hang Loose Pro reuniu 150 surfistas e promoverá o desempate entre brasileiros e estrangeiros, 12 vitórias cada.
DESAFIO DO CORRIMÃO
Paulinho Barata venceu o concurso da Red Nose que premiou o skatista que desceu o maior corrimão (39 metros) e o cinegrafista que registrou o feito.
BICICROSS AMERICA’S
Começa hoje em Paulínia, SP, a terceira edição da prova que reúne os melhores ciclistas do país e destaques internacionais.
LEIA TAMBÉM
MAIS LIDAS
-
Trip
Bruce Springsteen “mata o pai” e vai ao cinema
-
Trip
O que a cannabis pode fazer pelo Alzheimer?
-
Trip
Entrevista com Rodrigo Pimentel nas Páginas Negras
-
Trip
5 artistas que o brasileiro ama odiar
-
Trip
Um dedo de discórdia
-
Trip
A ressurreição de Grilo
-
Trip
A primeira entrevista do traficante Marcinho VP em Bangu