Rio Pro: restam 12

por Luiz Filipe Tavares

Terceiro dia de campeonato traz zebra histórica para as águas da Barra da Tijuca

Depois de dois dias de competição no Arpoador, o Billabong Rio Pro 2011 voltou  na manhã de hoje para a Barra de Tijuca, onde aconteceu a terceira fase desta que é a terceira etapa do circuito mundial de surf profissional masculino. Quatro brasileiros disputam as doze vagas na fase 4 da etapa brasileira do ASP. Com ondas de um metro, vento forte na orla e clima ainda meio fechado, 24 surfistas se enfrentaram cabeça a cabeça em um dia de muitas e fortes surpresas e emoções na zona oeste do Rio de Janeiro.

Logo na primeira bateria do dia, com condições pouco favoráveis, o australiano Taj Burrow nem tomou conhecimento do americano Cory Lopez, despachando o rival com quase quatro pontos de vantagem na soma das duas notas. Ainda com mar pequeno e poucas opções de ondas, o cearense Heitor Alves não conseguiu encontrar seu jogo na bateria contra o americano Damien Hobgood, que confirmou o favoritismo e aproveitou a vantagem para garantir seu lugar na próxima fase do torneio.

Já com condições um pouco melhores na Barra, Daniel Ross (AUS) mandou o compatriota Adrian Buchan de volta para casa mais cedo, na bateria entre australianos classificados direto da primeira fase. Na sequência, o francês Jeremy Flores sobrou na bateria contra o americano Adam Melling, conseguindo a melhor nota do dia até então com um 8.5 e atropelando o norte-americano que eliminou Alejo Muniz na repescagem da terça feira. Em outro duelo de australianos, Joel Parkinson voltou a mostrar porque é o número dois do mundo eliminando Kieren Pierrow com muita folga e garantindo seu lugar na próxima fase.

Depois foi a hora da zebra correr solta pela orla da zona oeste carioca. Depois de chegar à área de competição apenas 20 minutos antes da sua bateria, um ainda frio Kelly Slater viu seu compatriota Bobby Martinez vencer a bateria por muito pouco, eliminando prematuramente o homem que já foi dez vezes campeão do circuito mundial de surf. 22º do ranking mundial de surf, Bobby dedicou a vitória ao seu avô Julianm que faleceu a poucos dias. Assim, com a queda do herói maior do surfe mundial, o australiano Parkinson passa a ser o favorito para levar a etapa brasileira do mundial. Logo depois, na sétima bateria do dia, o sulafricano Jordy Smith se despediu depois de perder para o autraliano Josh Kerr por apenas 79 centésimos de um ponto, no confronto que foi de longe o mais equilibrado e decidido no detalhe de todo o terceiro dia.

Fazendo a festa do bom público presente na areia, o Mineirinho Adriano de Souza confirmou o favoritismo e venceu tranquilo CJ Hobgood, dos Estados Unidos, garantindo a primeira vaga brasileira na quarta fase do Billabong Rio Pro. Na nona e décima bateria, dois duelos entre americanos e australianos, com duas vitórias para a Austrália. Primeiro Bede Durbidge eliminou sem maiores problemas Patrick Gudauskas, depois Owen Wright mandou no confronto contra Taylor Knox e garantiu-se também na quarta fase preliminar do campeonato.

As condições do mar continuaram melhorando com o passar do tempo, chegando ao ápice durante o encontro do brasileiro Jason André contra o Michael Bourez, do Taiti, que brilhou nas águas da Barra com duas ondas quase perfeitas. Com um 9.7 logo na primeira onda que pegou e um 9.4 na segunda metade da bateria, Bourez não deu chances para André que acabou deixando a competição depois de ser o único brasileiro classificado direto da primeira fase. Na última bateria do dia, o australiano Mick Fanning encarou Raoni Monteiro, no duelo que garantiu o brazuca na próxima fase do torneio depois de uma bela virada sobre Fanning nos últimos minutos. 

A quarta fase da etapa brasileira do ASP rola ainda nesta quinta, dia 19, na Barra da Tijuca. Sempre com transmissão ao vivo pelo site do circuito mundial, que tem um streaming de alta qualidade e todas as estatísticas em tempo real. No alto da página você fotos dos dois primeiros dias de competição no Rio de Janeiro.

Com isso, estão definidas as baterias da quarta fase do Billabong Rio Pro, que será disputada ainda hoje, dia 19, com a configuração que você vê abaixo. 

  • 1ª bateria - Taj Burrow (AUS) x Damien Hobgood (EUA) x Daniel Ross (AUS)
  •  bateria- Jeremy Flores (FRA) x Joel Parkinson (AUS) x Bobby Martinez (EUA)
  •  bateria- Josh Kerr (AUS) x Adriano de Souza "Mineirinho" (BRA) x Bede Durbridge (AUS)
  •  bateria- Owen Wright (AUS) x Michel Bourez (TAH) x Raoni Monteiro (BRA)
fechar