O clone do Porsche 550 Spyder deixa muitos na dúvida - afinal, era o carro de James Dean
É impossível falar do Porsche 550 Spyder sem citar o acidente que vitimou James Dean, ator-símbolo de rebeldia de toda uma geração. Mesmo quando é apenas uma réplica, como o modelo ao lado, não dá para dissociar as duas histórias. "É incrível, mas não há quem se aproxime sem falar no nome de James Dean", afirma o publicitário de 34 anos Fernando Crucello. Desenvolvido para as pistas de competição, o 550 Spyder foi lançado em 1953. Mas teve vida curta como a do ator, morto aos 24 anos em um cruzamento de Los Angeles, quando ia para uma corrida de automóveis.
Naquela manhã ensolarada de 30 de setembro de 1955, Dean não apenas selou seu destino. Ao deparar com um Ford Tudor em sentido contrário, fez nascer dois mitos: ele próprio, profético por frases como "viva rápido, morra jovem e deixe um belo cadáver para trás", e o 550 Spyder, clássico das ruas e precursor das muitas vitórias da Porsche nas pistas.
Cópia da cópia
Ainda hoje o sucesso nas corridas, o curto período de produção e as pouquíssimas unidades (apenas 90 até 1958) fazem do roadster um prato cheio para os fabricantes de réplicas. É o caso do Chamonix 550 Sypder feito no Brasil, que inspirou o modelo de Crucello. "Meu carro foi feito por uma empresa que aperfeiçoou a réplica da Chamonix", comenta o proprietário.
Atento a cada detalhe, Crucelo pesquisou a fundo acessórios como volante, rodas, lanternas e instrumentos do painel, brincadeira que não saiu barato. "Ao todo, o trabalho consumiu cerca de R$ 65 mil." Uma pechincha, por outro lado, se comparado aos mais de US$ 350 mil estimados por uma versão original – inexistente no Brasil.
Se o investimento valeu a pena? "É claro", declara Crucello. "Todo mundo acredita se tratar de um autêntico Porsche de época. Os mais incrédulos chegam a bater com a mão na carroceria de fibra para constatar que realmente é uma réplica." O que nem é preciso. Apesar de orgulhoso, o publicitário afirma sempre recorrer à honestidade. "Até podia contar vantagem e dizer que o carro é original, mas sempre digo a verdade."