Logo Trip

Que venha o gigante

Uma onda de brasileiros prova que o hemisfério sul entrou de vez no panteão do tow-in

Por Redação

em 31 de janeiro de 2007

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

O sinal vermelho segue piscando no site da APT (Association of Professional Towsurfers) para a largada do primeiro circuito mundial de surfe tow-in. Nos últimos dias, a luz amarela esteve para ser acionada, o que deixaria as 32 duplas convidadas para o Bank of Hawaii North Shore Championship em estado de alerta por até 72 horas, prazo para que o sinal verde fosse dado.

O swell que encostou no arquipélago havaiano no final de semana motivou o alerta e elevou a ansiedade dos competidores, mas, apesar de as ondas terem chegado a 40 pés de face, o forte vento lateral deixou as condições para o surfe caóticas.

O circuito organizado pela APT prevê três etapas, a patrocinada pelo banco havaiano para acontecer em Oahu e cujo prazo de espera teve início em 15 de dezembro e vai até 31 de março; o Red Bull El Gigante Viene, em Puerto Escondido, México; e o Iquique International, no Chile, ambos para acontecer entre 1º de maio e 31 de julho. Essas duas últimas evidenciam que o surfe de ondas grandes, especialmente o a reboque, vem expandindo os horizontes.

Surfar ondas grandes em Puerto não é novidade, mas, considerando ondas entre 25 e 50 pés, padrão esperado, ou melhor, exigido para a realização dessas provas, dá outro status a esses picos. E ratifica que o hemisfério sul entrou definitivamente no roteiro do big surf.

A lista principal de convidados apresenta três duplas brasileiras; Carlos Burle (que faz um rasante no Brasil para se apresentar no Faustão no domingo) e Eraldo Gueiros; Everaldo Pato e Sylvio Mancusi; Rodrigo Resende e Danilo Couto, além de Yuri Soledade, que faz dupla com o havaiano John Gangini. Na lista de alternates (substitutos), mais brasileiros aguardam a chance de competir. Os residentes no Havaí João Maurício Jabour e Edison de Paula e Vitor Marçal, em parceria com o húngaro Tony Fekete.

Mas outros brasileiros têm chance de entrar nessa disputa. O circuito nasce e já tem uma “divisão” de acesso, na verdade uma prova na qual as oito melhores duplas garantem inscrição nas duas etapas latinas.

As inscrições para o Gottaplay.com Open terminaram ontem e o prazo para a sua realização vai até 31 de março. A prova seletiva acontecerá em Maui, Havaí, e nela mais uma leva de brasileiros experientes no esporte, não convidados para o circuito, tenta chegar lá: Jorge Pacelli, Haroldo Ambrósio, Daniks Fischer, Dê da Barra, entre outros, além da única dupla feminina inscrita: Andréa Moller e Maria de Souza, ambas radicadas no Havaí. Resta agora a temporada, até aqui morna em relação a grandes ondulações, esquentar de vez.

                                           ****

E, falando em mulheres e ondas grandes, entre os destaques do Billabong XXL, concurso que oferece US$ 50 mil em prêmios para as maiores ondas surfadas no ano, a brasileira Maya Gabeira aparece como favorita descendo uma morra em Mavericks, Califórnia, EUA.

                                                         ****

NOTAS

MUNDIAL DE SURFE MASTER
Prova organizada pela ISA (International Surfing Association) em Porto Rico teve ondas de até 15 pés e excelente formação. Juan Ashton, de Porto Rico, ficou com a medalha de ouro na Master, o peruano Magoo de la Rosa venceu na Gran Master e o sul-africano Chris Knutsen na Kahunas, com idade acima dos 55 anos. Na competição por equipes, a África do Sul ficou com o título.

MUNDIAL DE SURFE WQS
Ondas de bom tamanho e formação recepcionaram os competidores de 17 países no Mormaii Costão Pro, terceira etapa do ano e primeiro seis estrelas (2500 pontos), na praia do Santinho, Florianópolis.

NOVAS PISTAS
São Paulo vem aos poucos ganhando ares californianos, e pistas de skate vêm surgindo em ritmo crescente. A comparação é inevitável; não bastasse o clima favorável do litoral e um visual de fazer inveja, a nova pista de São Sebastião arranca elogios dos mais exigentes e coloca a cidade na rota das melhores pistas nacionais. Igual iniciativa foi promovida com sucesso em Mongaguá. Praia Grande será a próxima contemplada.

PALAVRAS-CHAVE
COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

LEIA TAMBÉM