por Diogo Rodriguez

O torneio Eddie Aikau, em Waimea, teve ondas promissoras de 45 pés, conta Carlos Burle

O campeonato de ondas grandes In memory of Eddie Aikau completou 25 anos de existência em 2009 e teve a primeira participação do big rider brasileiro Carlos Burle. Dias antes do evento ser confirmado e ser realizado terça-feira (08/12), rondava uma expectativa de que o swell que entraria no Havaí seria um dos maiores – senão o maior desde o histórico ano de 1969, quando se diz (não há documentação que prove) que as ondas chegaram a 80 pés no conjunto de ilhas americano.

Apesar de ter não ter sido um  “monstro”, Burle afirmou que “as ondas eram enormes, não foi um swell fácil de se ver”. “Chegaram a 40, 45 pés” (12 a 13 metros) em Waimea, onde aconteceu o Eddie Aikau. Com uma respeitável décima-sexta colocação (o californiano Greg Long foi o vencedor da competição), ele contou que no Havaí “estava todo mundo animado” porque fazia tempo que o inverno (no hemisfério norte) não começava tão bem: “Esse ano promete”, disse.

Dizendo estar “muito feliz” com o resultado obtido na competição, Carlos Burle analisou: “ Quem caiu na ultima bateria estava favorecido”, o que não foi seu caso. Apesar disso, considerou a experiência “um aprendizado muito grande, diferente de todos os eventos”.

O Havaí é aqui?
Não veio o swell da década, mas as ondulações intensas que atingiram o Oceano Pacífico devem trazer benefícios para os latino-americanos. Equador, Peru e Costa Rica – países com a costa voltada para o Pacífico são os destinos para quem quer ter um leve gosto das ondas do Havaí.

Segundo  José Luiz Romeo, editor do site de monitoramente de swell Liquid Dreams, La Carola (nos Galápagos, Equador), é um bom destino para quem é big rider. O swell deve durar da madrugada de domingo (13/12) até sexta (18/12) e trazer ondas de até 15 pés (4,5 metros).

Pelo mesmo período deve durar a diversão em Piura, no Peru, com ondas tubulares de oito pés (2,5 metros). Guanacaste (Costa Rica) também terá bons dias de surf entre domingo (13/12) e sexta-feira, com ondas de cinco pés (1,5 metro), podendo chegar a oito. Se não se trata de um swell histórico, pelo menos esse começo de inverno do hemisfério norte já trouxe boas vibrações para o sul.

fechar