Qual a cara da bossa?

por Redação

Exposição em São Paulo traz o design bossa nova da extinta gravadora carioca Elenco

 

Capas de LP que ficaram para a história, produzidas pela gravadora Elenco, entram em exposição hoje no Instituto Tomie Ohtake. Muitas dessas foram criadas pelo designer, desenhista, ou ainda  layoutman, Cesar Villela, em 1963, logo na fundação da Elenco por Aloysio de Oliveira. Um trabalho muito conhecido de Oliveira é o Zé Carioca, o produtor trabalhou com Walt Disney na concepção do personagem.

Na exposição Elenco - A cara da bossa: Maysa, Tom Jobim, Vinicius de Moraes,  Sylvia Telles, Sérgio Ricardo, Lúcio Alves, Nara Leão estampam os vinis disputados em sites de compra como o eBay, e oferecidos a preços consideravelmente altos. Em preto, branco e vermelho; capas simples que se limitavam ao logotipo da Elenco, a imagem do artista e o nome do disco – formando assim a identidade visual da gravadora, como pretendido por seu produtor e fundador Aloysio de Oliveira.

O designer Marcello Montore, curador da exposição, falou à Trip:

Como começou a ideia do projeto?
A idéia do projeto começou em 2001 quando comecei a colecionar e estudar capas de LPs. Buscava uma forma de juntar duas paixões: música (e em especial a Bossa Nova) e design gráfico. Descobri que esse ponto de união estava nas capas de disco. Acabei me interessando especialmente pelas capas da gravadora Elenco, que ainda hoje, apresentam um visual surpreendentemente inovador. Acabei conhecendo Cesar Villela, o artista gráfico responsável por essas capas, de quem fiquei muito amigo. Posteriormente conheci quase todos os profissionais que fizeram capas para a gravadora (Ronald Lins, Lincoln Nogueira e Rubens Richter, entre outros). Todos foram extremamente gentis em puxar pela memória (lembro que a Elenco foi criada em 1964 e sua principal fase termina em 1971) e fornecer informações preciosas sobre esse período.

E como se deu a coleta desse material?
Num primeiro momento, contei com a ajuda de Caetano Rodrigues, colecionador e que foi generoso em dar acesso total à sua discoteca. Aos poucos eu mesmo fui colecionando os discos e para isso contei com a ajuda de amigos e de donos de sebos que quando aparecia um disco raro que eu estava procurando, acabavam me ligando. Hoje consegui todos os discos da Elenco e grande parte dos discos da Odeon cujas capas foram feitas por Villela, que trabalhou para essa gravadora entre no final da década de 1950 e que chegou a produzir mais de 1000 capas.

Por que a escolha da bossa nova e em especial da gravadora Elenco?
Sou arquiteto de formação (me formei pela FAU-USP em 1991) e logo passei a trabalhar com design gráfico (uma paixão). Antes disso estudei música e piano por muitos anos. Hoje sou um mero diletante da música, e tenho especial predileção pela música brasileira – que não temo dizer: é uma das melhores do mundo. Sou apaixonado por Bossa Nova e dai para a gravadora Elenco (que foi a responsável pela consolidação da bossa nova) foi um pulo.

 

Elenco - A cara da bossa

Quando: 09 a 10/01/2010, de terça a domingo,
das 11 às 20 horas

Onde: Instituto Tomie Ohtake (Av. Faria Lima, 201, Pinheiros, São Paulo)

Quanto: Gratuito

fechar