Presenças e ausências
A ausência da maior estrela, o norte-americano Robby Naish, ofuscou, mas não apagou o brilho do Red Bull Dragão do Ar, torneio de kitesurfe que teve show de manobras aéreas
Por Redação
em 21 de setembro de 2005
O Brasil exige visto de entrada no país para os norte-americanos. Invoca uma reciprocidade, já que os EUA impõem severas restrições à entrada de brasileiros em seu território, que é de fato represália. Desinformado e mal assessorado, Robby Naish, a maior estrela convidada para o Red Bull Dragão do Ar, realizado em Jericoacoara (CE), terminou sua viagem para o Brasil no aeroporto de Miami. Sem visto não embarcou.
Sua ausência ofuscou mas não apagou o brilho do evento de kitesurfe concluído no final de semana. A participação estrangeira ficou resumida ao argentino Mariano Puricelli, mas a excelente condição do vento e a presença dos melhores brasileiros permitiram um show de manobras aéreas, foco do evento.
Na prova de permanência no ar, hang time, Roberto Veiga garantiu a primeira posição voando cinco segundos e cinco décimos. Na ‘melhor manobra’ e no ‘estilo livre’, Maurício Abreu ratificou a condição de brasileiro mais experiente no esporte e ficou com os primeiros lugares.
Surfista, baiano, Abreu foi morar no Havaí há sete anos. Firmou residência em Maui, um dos berços do esporte (há quem considere a França), e viu o esporte nascer. Trabalhando numa loja de esportes náuticos, teve acesso aos praticantes, informações e equipamentos. Pegou gosto e está entre os melhores do mundo.
Criado há quatro anos, o kite tem atraído praticantes do surfe, wakeboard, windsurfe, skate, vôo livre, que ampliam e aceleram o desenvolvimento do esporte ao aportar suas técnicas originais.
As condições para a prática do kite no país são muito favoráveis, o que irá garantir, pelo segundo ano, o encerramento do Mundial por aqui. A prova será no Pepê, no Rio de Janeiro entre os dias 2 e 9 de dezembro, e vai definir os campeões mundiais masculino e feminino. Antes, no mesmo local, o Campeonato Brasileiro (reconhecido pela ABK) irá definir o ranking nacional e servir de seletiva para o Mundial.
*
Já no skate os estrangeiros passaram bem na alfândega, mas foram barrados pelos brasileiros na pista. A etapa decisiva do Mundial realizada em São Bernardo do Campo (SP), nos dias 10 e 11, esteve ameaçada até poucos dias antes de sua realização. O motivo, o de sempre, verba. Mas a organização bancou e a prova foi um sucesso. Andy MacDonald, Omar Hassan, Mathias Ringstron, Chris Seen, Rune Glifberg foram alguns dos que vieram de longe atrás dos pontos e dos US$ 28 mil de premiação.
Os principais prêmios da prova ficaram mesmo com os brasileiros, Sandro Dias e Bob Burnquist no vertical, Wagner Ramos, Daniel Vieira e Rodil Araújo no street, mas Glifberg (3º no vertical) e Seen (5º no street) garantiram os títulos mundiais.
*
De passaportes carimbados estão também Danilo Costa e Renan Rocha. Com os cancelamentos de provas no Mundial de Surfe promovidos pela onda de incerteza pós 11/09, eles estavam entre os maiores prejudicados. Mas, com o resultado na decisiva prova do WQS encerrada na quarta-feira, 21, em Haleiwa, Havaí, Renan assegurou sua 12ª temporada entre os melhores do mundo e Danilo passou a ocupar a 15ª e última vaga pela divisão de acesso. Só uma combinação de resultados desfavoráveis na prova de Sunset do WCT tira sua merecida presença na elite em 2002. E quem também marcou presença foi a catarinense Jacqueline Silva, que, ao vencer a prova pela segunda vez, conquistou o mundial da divisão de acesso.
NOTAS
CORRIDA DE AVENTURA
Começa no domingo, dia 25, no Pará a EMA 2001 Amazônia. São 51 equipes representando 17 países, 600 pessoas na organização, 550 quilômetros de percurso, seis modalidades esportivas e R$ 130 mil em prêmios.
PÁRA-QUEDISMO
Thiago Minitti e João Tambor conquistaram o bicampeonato brasileiro em Campinas. O resultado garantiu a participação da dupla no Mundial de 2002 em Portugal.
MISCELÂNEA
Começa no próximo fim de semana no Sambódromo de São Paulo a Semana Jovem da Prefeitura. Skate, bike, escalada, prova de força (‘Homem mais forte do Brasil’), além de uma prova de saltos de snowboard numa pista artificial, estão na agenda.
LEIA TAMBÉM
MAIS LIDAS
-
Trip
Bruce Springsteen “mata o pai” e vai ao cinema
-
Trip
O que a cannabis pode fazer pelo Alzheimer?
-
Trip
Entrevista com Rodrigo Pimentel nas Páginas Negras
-
Trip
5 artistas que o brasileiro ama odiar
-
Trip
Um dedo de discórdia
-
Trip
A ressurreição de Grilo
-
Trip
A primeira entrevista do traficante Marcinho VP em Bangu