Pratos literários

por Luiz Filipe Tavares

Fotógrafa recria refeições famosas de grandes sucessos da literatura internacional

Quantas vezes você não imaginou os pratos e refeições descritos em livros dos grandes nomes da literatura mundial? Tão presentes como recursos de ilustração em romances famosos, a comida dos protagonistas e coadjuvantes de clássicos literários já foi diversas vezes objeto de estudo da crítica e dos admiradores de livros em geral, mas nunca de forma tão gráfica e organizada como no trabalho da fotógrafa e designer americana Dinah Fried.

Em sua mais recente série de trabalho, a Fictitious Dishes (pratos fictícios, em tradução livre), ela registra as refeições famosas presentes em cinco livros de sucesso: O Apanhador no Campo de Centeio (J.D. Salinger), Oliver Twist (Charles Dickens), Os Homens Que Não Amavam as Mulheres (Stieg Larsson), Alice no País das Maravilhas (Lewis Carrol) e Moby Dick (Herman Melville).

Lá estão a famosa sopa de mariscos que manteve o capitão Ahab em forma enquanto esteve no encalço da grande cachalote branca, o queijo-quente com café e leite maltado de Holden Caulfield, a sopa de peixes recebida pelo pequeno Oliver no romance de Charles Dickens e a mesa de chá com muitos cubos de acúcar da famosa cena do desaniversário de Alice ao chegar no estranho País das Maravilhas.

Para conhecer mais sobre o trabalho da designer apaixonada por literatura, dê uma passada em seu portfólio na internet. Lá você entra em contato com um outro projeto de Fried ligado à literatura: a reinterpretação de O Grande Gatsby (F. Scott Fitzgerald) com anotações de leitores e especialistas.

Vai lá: www.dinahfried.com

fechar