Pista de neve artificial é construída em Campos do Jordão para receber etapa brasileira de Snowboard
Tornar as competições de Snowboard mais divertidas e ter mais liberdade em relação aos rígidos padrões olímpicos foram fatores determinantes na decisão de um grupo de atletas europeus, comandados pelo megacampeão Terje Haakonsen, ao criar a TTR - Ticket To Ride - associação que organiza um circuito de eventos e que culmina no Artic Challenge, um campeonato gigante disputado na Suécia no mês de abril.
As provas organizadas pela TTR incluem a modalidade Big Air, ainda não oficializada nos Jogos de Inverno, e a próxima etapa, pasmem, será no Brasil. Bem no espírito da associação, no qual a competição está mais para uma festa-show, que valoriza o free-ride e incentiva a execução de novas manobras, a prova será em Campos do Jordão, SP - onde uma pista de neve artificial (água + nitrogênio) com 22 metros de altura está sendo construída - nos dois últimos finais de semana deste mês.
No primeiro, entre os dias 22 e 24, o Speed Experience fará uma seletiva nacional aberta e uma sul-americana com quatro brasileiros e mais oito atletas do Chile e da Argentina convidados. Os dois melhores da open nacional e os três melhores de cada país na seletiva sul-americana enfrentarão oito profissionais europeus no final de semana seguinte. O vencedor garante uma vaga no Artic Challenge e o maior pedaço da premiação de US$ 10 mil. Nesse período, essa pista da competição e uma outra de menor inclinação estarão disponíveis para o público treinar e fazer bons bonecos de neve.
Alguns dos brasileiros convidados para a disputa na Suíça brasileira, como Felipe Mota e André Ciwyski, estão em concentração para uma seqüência de competições no Chile e na Argentina. O Brasileiro de Snowboard acontece no final de agosto e pela primeira vez não será disputado em Valle Nevado. Las Leñas foi a sede escolhida para a disputa da 11ª da edição, que este ano não terá a modalidade half pipe, uma vez que a estação Argentina não dispõe da pista em "U".
Na segunda semana de setembro, Valle Nevado, Chile, recebe a prova de abertura da temporada 2005/2006, que vai de setembro a março, e que este ano, pré-olímpico, deve ser disputado como nunca. Os top 25 de cada etapa de Copa do Mundo garantem a vaga olímpica e os brasileiros que sonham em se juntar com Isabel Clark, o primeiro snowboarder sul-americano na história a se classificar para os Jogos, terão que deslizar muito para conquistar a vaga. Não vão faltar japoneses, australianos, chineses, muito menos noruegueses, italianos e canadenses nas montanhas chilenas. Vão sobrar atletas de ponta assim como está sobrando neve na temporada.
E quem voou alto mesmo foi o skatista americano Danny Way, que no último sábado concluiu com sucesso seu superplanejado salto de skate sobre a Muralha da China. Way, 31, foi o primeiro a realizar o salto sem a ajuda de propulsão motorizada, e ainda repetiu a manobra cinco vezes, quatro delas completas, e por pouco não bateu seu próprio recorde de altura. Vale conferir no quiksilver.com.