Logo Trip

Os 10 mais de 2011

Reunimos as matérias, ensaios e entrevistas mais comentadas de 2011

Capa da Trip #204

Capa da Trip #204 / Créditos: Caio Cezar


Por Redação

em 9 de dezembro de 2011

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

2011 foi um ano transformador. Pessoas tomaram as ruas no Oriente Médio pedindo democracia e derrubando algumas das ditaduras mais antigas do planeta. O Santos voltou a ser campeão da Libertadores mas perdeu o Mundial Interclubes. As discussões sobre a discriminalização da maconha estão esquentando. Ministros caíram. Poderes até então inabaláveis começaram a balançar. E, finalmente, deram início às obras de preparação para a Copa do Mundo de 2014. 

Aqui na Trip muita coisa também aconteceu, e para relembrar, ler de novo ou ler pela primeira vez, aí estão elas: as 10 mais de 2011. E que venha 2012. 

 

Capa daTrip #204

Nunca uma capa da Trip havia gerado tanta repercussão como esta. O especial “Diversidade Sexual” recebeu milhares de manifestações de apoio – e algumas de repúdio – prova de que o mundo está mudando. Ficamos felizes em fazer parte disso.  

 

FHC em entrevista à Trip na sede do Instituto Fernando Henrique Cardoso, no centro de São Paulo
FHC em entrevista à Trip na sede do Instituto Fernando Henrique Cardoso, no centro de São Paulo / Créditos: Luiz Maximiano

Fernando Henrique Cardoso (Trip #200)

O ex-presidente passou os últimos anos levantando uma bandeira improvável para um político influente: a flexibilização da política global do combate às drogas. Depois de rodar o mundo, conversar com policiais, médicos, usuários, traficantes e estadistas, chegou à conclusão de que a Guerra às Drogas é um fracasso. Ele foi páginas negras da Trip de junho.  

 

Assange, usando uma camisa do Brasil, em raro registro de sorriso aberto
Assange, usando uma camisa do Brasil, em raro registro de sorriso aberto / Créditos: Eliza Capai

Julian Assange (Trip #199)

O fundador do WikiLeaks é hoje o homem mais vigiado do mundo. Ao mesmo tempo em que revela algumas das mais bem controladas informações de governos e empresas, ele tenta manter restrito o acesso a sua privacidade. Mas a Trip furou o cerco e entrou na casa onde ele está preso na Inglaterra para revelar sua rotina, suas ideias – e ainda fazê-lo vestir a camisa da seleção – na primeira vez que falou à imprensa do Brasil. 

 

Jean Willys dedica o prêmio Trip Transformadores a outros ativistas LGBT
Jean Willys dedica o prêmio Trip Transformadores a outros ativistas LGBT / Créditos: Carla Arakaki, Flávio Moraes e Nelson Mello

Jean Wyllys (Trip FM)

Em 2005 ele foi o vencedor da quinta edição do BBB. Hoje ele batalha para vencer outra guerra, muito mais valiosa, a luta contra o preconceito atuando como deputado federal pelo PSOL do Rio de Janeiro. Em 2011, Jean foi homenageado com o Prêmio Trip Transformadores (foto acima) e também apresentou suas ideias em uma entrevista imperdível para o Trip FM

 

Zé Celso, o homem sexual
Zé Celso, o homem sexual / Créditos: Gabriel Rinaldi

Zé Celso (Trip #204)

Aos 74 anos de uma vida dedicada à libertação artística e sexual, Zé Celso, um dos maiores nomes da história do teatro brasileiro, faz seu manifesto a favor da diversidade: “A sexualidade é um mistério tão grande. O bicho humano tem atração por muita coisa, vai muito além do papai e mamãe, da homossexualidade. Não acredito na identidade, mas na mistura”, nas páginas negras de outubro. 

 

Bruna Lombardi em seu ensaio como Trip Girls
Bruna Lombardi em seu ensaio como Trip Girl / Créditos: Carlos Alberto Riccelli

Bruna Lombardi (Trip #203)

Bruna Lombardi posando como Trip Girl é o tipo de coisa que não pode faltar em lista nenhuma. Extrovertida e reservada, hiperativa e focada, escritora admirada e um dos maiores símbolos sexuais do Brasil. Assim é Bruna, uma mulher de beleza avassaladora, que desafia o tempo, como prova o ensaio feito em setembro. 

 

 

Criolo (Trip 203) 

Autor do disco mais elogiado do ano, indicado a cinco prêmios no VMB, shows abarrotados. Criolo está por cima, não se discute. Mas o seu o sucesso é tudo, menos repentino. Está apenas colhendo os frutos de mais de 20 anos de rap – e 35 de uma dedicada e improvável história de educação em família. Criolo foi capa e páginas negras da Trip de outubro. 

 

  / Créditos: Autumn Sonnichsen

Carol Rocha, a @tchulimtchulim (Trip Girl exclusiva do site)

Ela criou fama na web como uma das musas do #lingerieday, o evento mais sensual das redes sociais. Aquele em que as meninas trocam seus avatares comportados por fotos de lingerie e causam furor nas timelines alheias. O sucesso de Carol extrapolou o twitter e ela virou Trip Girl protagonizando um dos ensaios mais vistos dos últimos tempos.

 

Charles Ponzi - criador do esquema Ponzi
Charles Ponzi – criador do esquema Ponzi / Créditos: Reprodução

Farsantes, impostores e pilantras (site)

Compilamos uma lista com os 10 maiores fraudadores, golpistas, farsantes, impostores e malandros que entraram para a história com golpes e esquemas inacreditaveis, usando malícia para se aproveitar de buracos no sistema e capitalizar forte em cima de outras pessoas. Uma lista na lista para alegrar em dobro os que adoram listas.  

 

Occupy Wall Street (Trip TV)

O repórter Bruno Torturra passou cinco dias e quatro noites acampado em Nova York, participou das assembleias, testemunhou a emergência de um tipo original de protesto, dormiu na praça e registrou parte disso no vídeo que você vê acima. 

PALAVRAS-CHAVE
COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

LEIA TAMBÉM