Muita habilidade para pouco skate: lembrando a excentricidade de Lonnie Toft
Em 1976, o skate já havia estabelecido sua segunda onda de popularidade e começava a evoluir a passos largos. Na época, já existiam torneios profissionais em vários países e o carrinho se tornava cada vez mais radical, cortesia dos Z-Boys e da nata do skate californiano que invadiu as piscinas vazias do estado e passou, literalmente, a alçar vôos mais altos do que nunca. Nesse panorama de incerteza e evolução do esporte, surgiu Lonnie Toft, que viria a ser reconhecido posteriormente como o mago das oito rodas.
E nós não erramos a conta. O skate de Lonnie realmente tinha o dobro de rodas de um skate normal. Sua obsessão pelo skate "tapetão" começou em 1972, quando ele e seu irmão desenharam o primeiro protótipo de "8-wheeler". Até 1976, o skatista aperfeiçoou o projeto, chegando um shape de 20" x 28" que usava quatro trucks Bennet e oito rodas Sims, a maior patrocinadora de Toft até então. Baseando-se nesse desenho, a Sims então passou a produzir o brinquedo em massa nos EUA, porém com um design um pouco mais fino (13.4" x 29" e um shape feito de maple canadense). Assim, o tapetão virou mania na costa oeste da Califórnia.
30 anos depois, Lonnie ainda segue na ativa no mundo do skate. Sua marca, a Toft Design, continua produzindo 8-wheelers e skates de design pouco ortodoxos até hoje. Suas experimentações incluem a produção de shapes de bambu, epóxi e fibra de vidro, materiais ainda caros mas que podem apontar para um novo rumo na evolução do longboard e do próprio skate competitivo.
Na lista abaixo você vê Toft em ação em três momentos com seu skate frankestein de oito rodas.
Steve Monaham apresenta Lonnie Toft em 1976
Lonnie no vídeo Free Ride da Sims em 1977
Entrevista de 2006 com Lonnie sobre skate, wakeboard e surf