Por Redação
em 21 de setembro de 2005
São Paulo e Rio de Janeiro têm novos
trabalhadores: seus moradores de rua. Em vez de vender bugigangas ou mendigar nos faróis, eles poderão vender, nos cruzamentos, avenidas e calçadas, a revista OCAS, uma versão brasileira da Big Issue londrina e da Street News nova-iorquina.
Escrita e diagramada por professionais voluntários, a publicação será vendida por R$ 0,50 para os sem-teto e será revendida a R$ 2 para o resto da população.
Segundo seus criadores, a revista tem por objetivo fornecer meios de reintegração social para quem mora nas ruas e quer trabalhar. Nesse projeto, a Organização Civil de Ação Social (entidade sem fins lucrativos que edita a revista) conta com o apoio de instituições como M.Officer, Rede Rua, British Council, Hecho em Buenos Aires e Médicos Sem Fronteiras.
A revista tem uma tiragem de 15 mil exemplares (10 mil para Sampa e o restante para o Rio). Seu primeiro número traz como reportagem de capa uma entrevista com o cineasta Walter Salles e uma matéria sobre um compositor sem-teto que tem mais de 70 canções e um CD gravado.
Lançamento:
São Paulo
Pátio do Colégio
Rua Pátio do Colégio, 2, Centro
6 de julho (sábado), a partir das 12 h; às 13 h, tem apresentação do espetáculo Muita Sede, com o grupo Manicômicos
Rio de Janeiro
Largo São Francisco
8 de julho (segunda-feira), a partir das 18 h, com apresentação do espetáculo Navelouca – Cortejo Urbano para Grandes e Pequenas Cidades, da Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades largo São Francisco
LEIA TAMBÉM
MAIS LIDAS
-
Trip
Bruce Springsteen “mata o pai” e vai ao cinema
-
Trip
O que a cannabis pode fazer pelo Alzheimer?
-
Trip
Entrevista com Rodrigo Pimentel nas Páginas Negras
-
Trip
5 artistas que o brasileiro ama odiar
-
Trip
Um dedo de discórdia
-
Trip
A ressurreição de Grilo
-
Trip
A primeira entrevista do traficante Marcinho VP em Bangu