Logo Trip

O topo por um triz

Faltou pouco, muito pouco, só 0,11 ponto para um brasileiro chegar pela primeira vez na história ao topo do ranking do mundial de surfe

Por Redação

em 18 de outubro de 2007

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

Faltou pouco, muito pouco, só 0,11 ponto para um brasileiro chegar pela primeira vez na história ao topo do ranking do mundial de surfe, WCT. A cearense Silvana Lima perdeu a final em Curl Curl, Austrália, para a estreante local Stephanie Gilmore, nova líder do circuito.
Foi o terceiro vice-campeonato consecutivo de Silvana, que perdeu de 15,43 a 15,33 na soma das duas melhores ondas, numa final tão emocionante quanto contestada. Nos bastidores, muitos garantem que ela surfou melhor que Stephanie.
Reclamações à parte, restam três etapas, a recém-definida prova de Mancora, Peru, Sunset Beach e Honolua Bay, ambas no Havaí, onde Silvana não competiu no ano passado devido a uma cirurgia no joelho, mas em 2005, como convidada, obteve sua primeira nota 10 no tour.
A líder soma agora 4.308 pontos e Silvana está apenas 82 pontos atrás. Em seguida vem a peruana Sofia Mulanovich e a australiana Samanta Cornish, principais candidatas ao título. Poucos décimos para uma vitória, que é o que falta para Silvana adquirir mais confiança e, com o surfe forte e cheio de personalidade, juntar todos os ingredientes para uma campeã mundial.
Enquanto isso, na Espanha, os três candidatos ao título masculino do WCT chegavam à semifinal da etapa de Mundaka, que foi quase toda disputada nas merrecas de Bakio. Mas foi o intruso Bobby Martinez que repetiu o resultado de 2006 e ficou com o título no País Basco. Melhor para a etapa brasileira, que começa dia 30 e terá Taj Burrow, Kelly Slater e Mick Fanning com sangue nos olhos nas ondas de Imbituba, SC.
Já no Rio, Jihad Kohdr conquistava o bicampeonato nacional ao ficar em terceiro na decisiva etapa do SuperSurf. O paranaense entrou no seleto grupo dos que têm mais de um título brasileiro, mais restrito ainda entre os que conquistaram títulos consecutivos, honraria alcançada apenas por ele, Peterson Rosa (único tricampeão) e Léo Neves.
Agora Jihad só pensa em WCT. Sétimo no ranking de acesso, ele está praticamente assegurado, mas como já ficou em situação idêntica no passado e acabou frustrado diz que só irá comemorar o ingresso na elite mundial quando a lista oficial for anunciada.

MAIS SUPERSURF
Renato Galvão foi vice-campeão do circuito, que em 2008 volta ao formato do WCT. No feminino, definido por antecipação para Tita Tavares, a sensação foi Diana Cristina, 16.

ECOMOTION/PRO
Será domingo a largada da maior corrida de aventura da América Latina, com 444 km de pedaladas, corridas, escaladas, remadas… A base da prova é Búzios, RJ.

EDDIE AIKAU INVITATIONAL
Carlos Burle está na lista oficial do mais tradicional campeonato de ondas grandes. Com 24 convidados, a prova existe desde 85, mas foi de fato realizada sete vezes.

PALAVRAS-CHAVE
COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

LEIA TAMBÉM