Logo Trip

O prazer de desvendar o desconhecido

Enquanto o skate é utilizado para reabilitar jovens da Febem, o surf é praticado por deficientes

Por Redação

em 23 de março de 2006

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

Este título faz parte de uma frase extraída do editorial da revista "Trip" com o tema educação que, na leitura completa, diz: "Parece que a melhor forma de educar é seduzir para o prazer de desvendar o desconhecido". A edição discorre sobre a formação acadêmica clássica e a experiência pessoal prática, sobre alunos e mestres, sobre a garotinha de dois anos que ingressa na escola e a senhora de 75 anos que está aprendendo a surfar, e, de certa forma, contribuiu para que eu amarrasse os assuntos a seguir.

Skate disciplinado. Aprender a andar de skate pode ser uma boa forma de reabilitar e reintegrar os menores infratores internos da Febem. Acreditando nisso o professor Sandro Soares tem dedicado boa parte do seu tempo ao projeto "Skate Imita a Vida", no qual assuntos como prevenção às drogas, superação dos preconceitos e violência urbana se misturam com o ensino das técnicas do esporte.

O projeto vem sendo desenvolvido desde 2000 e já conta com a participação de 250 internos espalhados em diversas unidades da Febem. Ontem foi a vez de o Internato Encosta Norte receber a visita do professor e de skatistas profissionais que levam solidariedade, muitos brindes e alguma esperança para os internos.

Feira de reabilitação, inclusão e acessibilidade, a Reatech, voltada para pessoas com dificuldades físicas, mentais, visuais, auditivas e múltiplas, chega à sua quinta edição como a terceira maior do mundo no gênero. Num país cujo número estimado de portadores de algum tipo deficiência gira em torno de 24,5 milhões e a consciência pública beira a inconsciência, há de se louvar a iniciativa.

O surfista Robson Careca, 36, paraplégico desde 1998 quando sofreu um acidente voltando da litoral norte, apresentará na feira o trabalho que desenvolve no Clube de Surfe, na praia da Baleia, São Sebastião. Hoje o grupo reúne 16 atletas que regularmente se encontram para aprimorar a técnica no esporte em pranchas adaptadas. Na feira, que acontece no Centro de Exposições Imigrantes a partir do próximo dia 6, Careca pretende aproximar esse trabalho de mais pessoas e apresentar os equipamentos que cria com a ajuda de fabricantes como o shaper Arello.

Pólo Sul a pé. Quem já o viu arrastando um pneu amarrado ao corpo e com a filha numa mochilinha nas costas, na Praça Charles Muller, em frente ao Pacaembu, não deve ter acreditado. Mas essa é uma das formas que Julio Fiadi encontrou para se preparar para os desafios que tem encarado. Autor do livro "Rumo aos Pólos", ele é o único brasileiro a chegar aos dois pólos da Terra, e se prepara para voltar.

Só que, diferentemente das expedições anteriores, quando teve companhia e percorreu apenas os 120 km do último grau de latitude nos dois extremos do planeta, desta vez sairá caminhando, sozinho, desde o litoral Antártico. No percurso de 1200 km contará com a ajuda de um moderno trenó, muito leve e com dispositivo para captação de energia solar, que servirá de depósito e também de dormitório para os 60 dias de jornada.

Temos muito o que conhecer.

NOTAS

BRASILEIRO DE WAKEBOARD
Com a pré-qualificação do esporte para o Pan Rio 2007, o circuito ficou ainda mais atraente. A primeira etapa acontece este final de semana na represa de Guarapiranga e marca a estréia da categoria wakeskate.

EVEREST SEM OXIGÊNIO
Os alpinistas Vitor Negrete e Rodrigo Raineri voltam este ano à montanha de 8.850 m para realizar feito ainda inédito no montanhismo brasileiro.

SKATE VERTICAL AMADOR
A primeira das três etapas do Circuito Vans 2006 acontece neste final de semana no Skate House Brasil, aqui na capital. Além das provas do half pipe, haverá competição mirim e iniciantes na minirrampa.

PALAVRAS-CHAVE
COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

LEIA TAMBÉM