Por Redação
em 21 de setembro de 2005
Por Filipe Luna
Em pleno mar Vermelho, numa ilhota egípcia chamada Abu Ramada, um pontinho preto foi visto [ou melhor, filmado] a mais de 200 metros de profundidade. O pontinho era, na verdade, o belga Patrick Musimu, de 34 anos. Ele chegou a 209 me- tros no dia 30 de junho e estabeleceu o novo recorde mundial de mergulho livre ? registrado por uma rede de TV francesa. A marca anterior era de 171 metros e pertencia ao francês Loïc Leferme.
Musimu se tornou o primeiro ser humano [um pouco peixe também] a ultrapassar a barreira dos 200 metros nessa modalidade de mergulho, feita sem o auxílio do cilindro de ar. Ele é capaz de prender a respiração embaixo d?água por mais de sete minutos, mas só usou três minutos e 28 segundos para descer e retornar à superfície. Não cheguei ao meu limite, mas não agüentaria muito mais, disse o mergulhador por telefone à Trip. As condições são muito diferentes lá embaixo.
Qual foi a sensação de estar 209 metros abaixo da superfície? Foi como entrar numa outra dimensão. Eu estava de olhos fechados e não conseguia sentir nenhuma parte do meu corpo. Era como se fosse apenas um cérebro descendo àquela profundidade. Nenhuma dor, nenhum estresse, estava totalmente relaxado. Foi um retorno ao paraíso.
Você pretende bater o recorde de novo? Sinto que tenho capacidade, mas todo o trabalho para conseguir o dinheiro e o sacrifício que foi para mim e para minha família… Então, não sei, porque não é uma questão de quebrar o recorde novamente e sim de conseguir o dinheiro necessário para tentar de novo. Não ganhei nada com meu primeiro recorde. Só a experiência.
LEIA TAMBÉM
MAIS LIDAS
-
Trip
Bruce Springsteen “mata o pai” e vai ao cinema
-
Trip
O que a cannabis pode fazer pelo Alzheimer?
-
Trip
Entrevista com Rodrigo Pimentel nas Páginas Negras
-
Trip
5 artistas que o brasileiro ama odiar
-
Trip
Um dedo de discórdia
-
Trip
A primeira entrevista do traficante Marcinho VP em Bangu
-
Trip
A ressurreição de Grilo