Logo Trip

O grisalho e a mocinha

Novos e velhos padrões do surf

Por Redação

em 21 de setembro de 2005

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

O cabelo é grisalho, a aparência, de doutor, mas o físico é atlético e a disposição é de menino. Esse é Dan Moore, o americano que, aos 48 anos, fez história ao derrotar surfistas de 20 e 30 no maior concurso de ondas grandes do mundo, o Billabong XXL, que premia quem dropar a maior onda no período de um ano.

A vitória de Moore surpreendeu todos os 2000 convidados presentes ao Grove Theater, em Anahaim, Califórnia, no dia 22 de abril. No começo do ano seu nome não aparecia nem na lista de favoritos, que tinha gente como Shane Dorian e o vencedor do ano passado Pete Cabrinha. E, quando os cinco finalistas foram anunciados, Moore também não era aposta certa. Muito pelo contrário: quem aparecia com maiores chances era Garret McNamara.


Mas no dia 15 de dezembro do ano passado Moore estava em Jaws, na ilha de Maui, Havaí, quando entrou um dos maiores e melhores swells da temporada. A princípio o veterano do tow-in, não estava ali para competir e nem mesmo pensava no Billabong XXL. Tanto que ao olhar para o horizonte e ver aquele monstro de água se formar, teve certeza de que não iria entrar. ‘Mas meu parceiro, Mark Anderson, estava determinado a me fazer entrar’, disse ele na noite da premiação. ‘Eu estava indo mais rápido do que jamais fui na minha vida e havia muitos bumps pelo caminho. Só pensava em me manter ali para entrar na onda, mas as coisas estavam quase fora do controle.’


Moore foi criado na Flórida, onde aprendeu a surfar ainda garoto. Aos 17, em busca de maiores desafios, se mudou para Oahu, onde vive até hoje. A paixão pelo tow-in começou em 94, quando ele e Ken Bradshaw formaram uma dupla. Lamentavelmente, foi por causa da morte de Mark Foo, em 92, que Moore teve a chance com Bradshaw, que estava prestes a fechar parceria com Foo na experiência com o tow-in.


No North Shore, o veterano leva uma vida simples e, para se sustentar, desenha pranchas. Sua segunda paixão é o kitesurfing, que pratica semanalmente. Moore embolsou um cheque de US$ 68 mil: um mil por pé de onda surfado. O maior tubo, categoria na qual os brasileiros Eraldo Gueiros e Danilo Couto estavam entre os finalistas, ficou com o australiano Dylan Longbottom. A maior onda na remada valeu US$ 10 mil para o californiano Shane Desmond. Shane Dorian ficou com o prêmio pelo melhor desempenho geral, e a categoria inaugural feminina foi para Jamiliah Star, ambos do Havaí. Teve prêmio também para o maior caldo, que foi para Darryl ‘Flea’ Virostko.



*
Esta semana, enquanto os melhores do mundo se preparavam para o mais desafiador e temido campeonato do Tour Mundial, o Billabong Pro Tahiti, em Teahupoo, que começa hoje, ondas de 10 a 12 pés separaram corajosos e temerosos, atirados e hesitantes. Entre os maiores destaques das ocas esquerdas que são ao mesmo tempo maravilhosas e horripilantes, estava a havaiana Keala Kennelly, 26. Tricampeã da prova, Kennelly pegou uma prancha de tow-in emprestada e ficou uma hora no canal observando e aguardando uma carona. Conseguiu, surfou uma das maiores da série, ficou muito dentro do tubo e saiu para estabelecer um novo padrão no surfe feminino.


NOTAS


 


FACE A FACE COM O PERIGO


Uma avalanche destruiu cerca de 40 barracas no Camp 1 (6100m de altitude) da face sul do Everest por onde Waldemar Niclevicz e Irivan Burda tentam atingir o cume. Felizmente não houve consequências para a dupla brasileira, que já havia montado acampamento a 7300m. Pela face norte (Tibetana), Rodrigo Raineri, Vitor Negrete e Guilherme Setani montaram acampamento no colo norte, a 7200m de altitude.


DA PRAÇA DA LUZ A CUBATÃO


A equipe Oskalunga Brasil Telecom, atual líder do ranking brasileiro, depois de 15 horas de prova, foi a vencedora da primeira etapa do Natura Kaiak Jogos de Aventura. Organizado pela Ecomotion a etapa começou em um trem na Capital e terminou na remada em Cubatão (SP).

PALAVRAS-CHAVE
COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

LEIA TAMBÉM